Cuidados simples evitam acidentes domésticos

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

No senso comum, temos a sensação de que não existe lugar mais seguro do que nossa casa. Muito provavelmente tal sentimento esteja de acordo com a realidade. Ainda sim o ambiente doméstico esconde uma série de perigos. Lugares como escadas, cozinhas e banheiros são muito relacionados a lesões e traumas, principalmente para crianças e idosos, que são as duas faixas etárias mais expostas ao risco de acidentes.

De acordo com a Associação Brasileira de Pediatria, queimaduras, afogamentos, intoxicações e choques elétricos são riscos mais comuns para as crianças. As panelas, por exemplo, devem sempre ficar com o cabo virado para dentro, evitando esbarrões. Baldes e vasos sanitários também podem ser um fator de perigo para quem está nos primeiros anos da infância, por isso a presença de uma criança em ambientes com água deve ser sempre supervisionada por um adulto. A prevenção das intoxicações consiste em manter produtos de limpeza e medicamentos em ambientes trancados, inacessíveis às crianças, assim como objetos pequenos, que podem causar engasgamentos. As tomadas também merecem atenção; devem ser protegidas com fita isolante ou tampas apropriadas.

Para os idosos o maior problema são as quedas. Segundo dados do Ministério da Saúde, 70% dos tombos ocorrem dentro de casa. Para prevenir esse tipo de acidente, recomenda-se colocar corrimões em todas as escadas e instalar barras fixas próximas ao chuveiro e ao vaso sanitários. Deve-se, também, evitar espalhar muitos móveis e outros objetos no ambiente doméstico, pois por terem a pele muito mais sensível, um impacto, mesmo que de pequena intensidade, pode causar lesões.

Socorrer uma pessoa acidentada, em primeiro lugar, requer calma. Certifique-se que você realmente ajudará uma vítima. De acordo com o Corpo de Bombeiros, muitas vezes ao tentar ajudar, você pode se machucar e passar de socorrista à vítima. Seguem abaixo algumas dicas sobre como proceder em cada situação:

  • Queimaduras: lave o ferimento com água limpa em temperatura ambiente. Não passe substâncias de procedência duvidosa e não fure as bolhas que eventualmente surgirem.
  • Afogamentos: tente manter a pessoa calma e agasalhada, pois é comum a ocorrência de hipotermia. Deite-a de lado, com a cabeça levemente levantada. Caso a pessoa não estiver respirando deve-se fazer a massagem cardiorrespiratória e a respiração artificial boca a boca imediatamente.
  • Intoxicações: é recomendável reconhecer a substância que causou a intoxicação. Independente disso, deve-se providenciar atendimento médico o mais rápido o possível.
  • Choques elétricos: desligue o interruptor mais próximo, e se for um fio, afaste-o da vítima usando um material não condutor. Caso a vítima esteja descordada, acione socorro imediatamente e aplique a massagem cardiorrespiratória e a respiração artificial boca a boca.
  • Quedas: em caso de dor, deve-se imobilizar a região dolorida. Se a queda for muito intensa, é possível que tenham ocorrido lesões internas, nesse caso, evite movimentar a vítima e chame ajuda o quanto antes.

Ficar ciente de técnicas de primeiros socorros é válido e necessário em situações de emergência, porém o atendimento de profissionais é imprescindível. Caso se deparar com situações tensas, não hesite em acionar o SAMU (192) ou o Corpo de Bombeiros (193). Lembre-se que a prevenção é muito mais simples do que o socorro, por isso, pense e estruture a sua casa de uma maneira que seja segura e acessível a todos.

Produção de conteúdo Qualicorp

Abrir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.