Seu filho tem problemas de visão?

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Além de atrapalhar o aprendizado, os problemas de visão em crianças podem causar dores de cabeça frequentes, desconfortos nos olhos ou até fazer com que seu filho tropece e se machuque. Essa dificuldade de enxergar é difícil de ser percebida, porque raramente os pequenos reclamam sobre esse tipo de desconforto. A dica é prestar atenção em alguns comportamentos deles.
 

Miopia

O que é – é uma condição em que a pessoa vê objetos próximos com clareza, mas os objetos mais distantes ficam borrados. Quanto maior o grau, menor a distância que a pessoa consegue enxergar com nitidez. Geralmente essa distorção na visão é descoberta entre os 8 e os 12 anos. Durante a adolescência, quando o corpo está crescendo, pode piorar. E entre os 20 e os 40 anos, a miopia se estabiliza.

Sinais – preste atenção se a criança consegue ler placas de trânsito, tem dificuldade para assistir televisão ou para enxergar o que o professor escreve na lousa.
 

Hipermetropia

O que é – ao contrário da miopia, pessoas com essa condição enxergam com nitidez os objetos que estão mais longe. Porém, quanto mais próxima estiver do objeto, menos clareza a pessoa vai ter ao visualizá-lo.

Sinais – a hipermetropia pode ser a causa do problema de seu filho se ele apresentar dificuldade em assistir desenho em um tablet ou no celular ou mesmo ler um livro. Outros sinais são dores de cabeça e olhos cansados e doloridos. O problema também pode causar o estrabismo acomodativo, identificado quando apenas um dos olhos da criança estiver na direção correta quando ela estiver olhando para um objeto. Nesse caso, os sintomas aparecem aos dois anos de idade e a correção pode ser feita com lentes de contato adequadas.
 

Astigmatismo

O que é – é uma condição que deforma a córnea, que é a superfície do olho responsável por focalizar as imagens. Quando a córnea não é simétrica, como é o caso da córnea de pessoas com astigmatismo, as imagens de objetos próximos ou distantes ficam distorcidas ou borradas.

Sinais – pode ser identificado pela dificuldade em enxergar no geral. O problema é corrigido com o uso de óculos com lentes que possuem uma curvatura especial.
 

Se o seu filho apresentar algum desses sinais, é hora de leva-lo a um oftalmologista. Esse especialista poderá identificar corretamente o problema e indicar a melhor forma de tratamento. É importante continuar o acompanhamento oftalmológico regularmente, para que o médico possa acompanhar a evolução.
 

Conteúdo parceiro Qualicorp.

Abrir