Tenha hábitos mais saudáveis mesmo na correria

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Com uma rotina pessoal e profissional tão corrida, a preocupação com uma vida mais saudável pode ficar em segundo plano. Felizmente, é possível promover mudanças para trazer uma alimentação mais equilibrada e exercícios físicos para a rotina. Isso exige empenho e disciplina, incorporando hábitos saudáveis aos poucos e com paciência.

As nutricionistas Maria Fernanda Cortez e Daniela Cyrulin, da Nutri&Consult, falaram ao Qualicorp Explica sobre como é possível incorporar esses hábitos mais saudáveis ao dia a dia. Confira abaixo a entrevista completa:

Qualicorp Explica: Falar de hábitos saudáveis parece algo complexo. Por que muita gente tem essa sensação, por que parece difícil ser saudável?

Maria Fernanda Cortez: Sempre tivemos o preconceito de pensar que tudo que é gostoso engorda. E que ser saudável é difícil, caro, ruim. Felizmente isso está mudando, principalmente porque as pessoas estão mais preocupadas com a prevenção, com envelhecer de forma saudável e com economizar no futuro em remédios, tratamentos. Mudanças requerem sair da zona de conforto e, para isso, precisam experimentar o novo, o que não é fácil.

QE: Ouvimos que sem disciplina não se “constrói” o hábito. Isso é uma verdade ou é um mito?

Daniela Cyrulin: É verdade. Precisamos de 21 dias para transformar uma novidade em nossa rotina em um hábito. Depois, essa novidade vira rotina e fica mais fácil incorporar no dia a dia. Por isso, ao adotar um novo hábito saudável, é importante ter disciplina principalmente nos primeiros 21 dias.

QE: Hábitos saudáveis não são apenas relacionados à alimentação, correto? O que mais pode ser considerado?

Daniela: Certíssimo! Pratique atividade física, durma bem, desligue o celular no máximo às 21hs, respire fundo, pense positivo, medite.

QE: Quais outros benefícios a mudança de hábitos pode trazer para nossas vidas?

Maria Fernanda: Emagrecer, desinchar, melhorar a imunidade, melhorar a pele, o cabelo, as unhas, melhorar a concentração, o foco, a memória. Será também possível melhorar o desempenho esportivo, ter mais energia e disposição, melhorar na qualidade do sono, entre outros.

QE: Na sua opinião, qual o melhor tipo de “mudança” para a construção de hábitos saudáveis: radical ou gradativa?

Daniela: Isso depende de cada um. Algumas pessoas funcionam melhor mudando vários hábitos de uma vez, e outras precisam de um tempo para se acostumar com um hábito novo. Com nossos pacientes, eu costumo pedir que escolha uma ou duas mudanças por vez, que sejam incluídas na rotina por uma semana e então inicie uma nova mudança na semana seguinte.

QE: Para começar uma mudança de vida, quais hábitos saudáveis uma pessoa que trabalha muito e passa mais tempo fora de casa pode adotar?

Maria Fernanda: Poderíamos resumir em alguns pontos principais:

  • Beba Água: Respeite a vontade do seu corpo. Tem fome? Coma uma fruta. Tem sede? Beba água.
  • Organize-se! Tire um tempo para organizar sua compra de alimentos, lanchinhos e para preparar suas marmitas. Isso ajudará a não ceder a tentações na hora da fome.
  • Cores: diversifique! Faça um esforço para encher sua alimentação de cores.
  • Toda hora: não passe muito tempo sem comer! Leve lanchinhos saudáveis na bolsa.
  • Não passe fome de manhã: não saia de casa de barriga vazia. Saia da cama 10 minutos mais cedo e toma seu café da manhã.

Maria Fernanda: Poderíamos resumir em alguns pontos principais:

  • Coloque-se em primeiro lugar.
  • Liste como você se sente hoje, e como você gostaria de sentir, o que gostaria de mudar. Adicione aos poucos esses hábitos em sua vida.
  • Procure um nutricionista para lhe ajudar e, pelo menos duas vezes no ano, faça um protocolo de desintoxicação.
  • Compre orgânicos, beba água, pratique atividade física, sorria e seja feliz!

Conheça mais o trabalho das profissionais Maria Fernanda Cortez e Daniela Cyrulin no site: http://nutrieconsult.com.br/

Fonte: Conteúdo Qualicorp

Abrir