Veja as dicas para quem deseja parar de fumar

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Quase 70% dos fumantes brasileiros têm uma opinião negativa sobre o tabagismo e 80% deles já tentaram parar de fumar. Esse dado, da Pesquisa Internacional de Tabagismo (ITC), indica que, ainda que os malefícios do tabaco à saúde possam ser bem conhecidos – entre eles o aumento do risco de doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer – a dependência é um obstáculo para aqueles que desejam parar de fumar. Porém, atingir esse objetivo não é impossível. O primeiro passo é adotar uma estratégia.

Traçar um planejamento para parar de fumar pode ajudar você a identificar os desafios que enfrentará e pensar em maneiras de superá-los. Veja alguns passos que você pode seguir:

Escolha uma data – escolha um dia específico no próximo mês para parar de fumar e marque-o no calendário. A data não deve ser muito distante para que você não mude de ideia, mas evite escolher um dia que você sabe que vai estar ocupado, estressado ou tentado a fumar.

Avise os amigos e familiares – deixar de fumar é mais fácil com o apoio de pessoas importantes em sua vida. Comunique-as sobre seu plano de abandono do tabaco e explique como elas podem ajudá-lo a atingir esse objetivo.

Jogue fora itens que remetam ao cigarro – Elimine da sua casa, carro, escritório e outros lugares que frequenta cigarros, fósforos, cinzeiros e isqueiros que restaram. Não guarde cigarros “só para garantir”, pois você pode não ser capaz de resistir à tentação.

Tenha substitutos à mão – faça um estoque de itens que podem substituir a sensação do cigarro na boca, como legumes crocantes e balas sem açúcar.

Identifique suas razões para parar de fumar – para se manter motivado, faça uma lista de todas as razões pelas quais você deseja parar de fumar e deixa-a à vista ou no bloco de notas do celular.

Identifique situações que despertam sua vontade de fumar – certas atividades, sentimentos e pessoas estão ligadas ao seu hábito de fumar e podem “acionar” o seu desejo. Tente evitar essas situações ou desenvolva maneiras de lidar com elas. Além disso, planeje atividades saudáveis para manter-se ocupado, como exercícios físicos.

Procure ajuda para parar de fumar – Se você está planejando parar de fumar, peça orientações ao seu médico. Existem medicamentos que podem ajudá-lo a gerenciar os sintomas de abstinência do tabaco. Aconselhamento com um psicólogo, grupos de apoio e aplicativos de celular também podem ajudá-lo nesse processo.

Fonte: Conteúdo parceiro Qualicorp

Abrir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.