Conheça o Sistema de leitura e escrita para cegos

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Livro com escrita em braille, sistema de leitura e escrita para cegos

Louis Braille, criador do Sistema de escrita e leitura para cegos, nasceu em 4 de janeiro de 1809, na cidade francesa de Coupvray. Louis ficou cego aos 5 anos de idade após acidente na oficina de seu pai e infecção generalizada que atingiu ambas as córneas do menino.

Aos 10 anos ele já começou a buscar alternativas para enfrentar as dificuldades nos estudos e inspirado no método de Charles Barbier de la Serre para transmitir suas ordens militares para os soldados durante a noite, Louis começou a desenvolver um sistema de sinais em relevo.  

Quando completou 15 anos, o adolescente concluiu seu sistema, com a criação de um alfabeto formado por 63 combinações que representavam todas as letras, além de acentuação, pontuação e sinais matemáticos.

Louis Braille foi, uma das personalidades mais icônicas do mundo, com um legado semelhante ao deixado por Johannes Gutenberg, criador da máquina de impressão tipográfica em 1430.

Louis Braille Faleceu em 6 de janeiro de 1852, na cidade de Paris, vítima de tuberculose. Hoje ele está enterrado no Panthéon de Paris, local onde estão enterradas outras personalidades importantes da França.

Modo de escrita e leitura do Sistema Braille

Inicialmente, a escrita era feita somente de forma manual, com o uso da reglete e da punção, também desenvolvidos por Louis Braille.

A primeira máquina de escrita em Braille foi criada em 1892, por Frank H. Hall, ela era composta por sete teclas que, assim como a reglete, formam diferentes combinações e representam letras, números e outros sinais.

Atualmente, além do papel, também é possível ler em Braille utilizando a Linha Braille, equipamento que pode ser conectado ao computador ou celular e que exibe a informação contida na tela.

Evolução do Sistema Braille

O Sistema Braille, tornou-se universal para leitura e escrita para cegos, sendo adaptado a todos os alfabetos, como o chinês, o árabe e o guarani.

Ao longo do tempo, também foi adaptado para se aplicar a todas as áreas do conhecimento. Hoje, as combinações criadas permitem, por exemplo, a leitura de tabelas, gráficos, partituras musicais, equações matemáticas e estruturas químicas.

Chegada do Sistema Braille ao Brasil

O Brasil foi o primeiro país da América Latina a adotar oficialmente o sistema Braille, isso aconteceu em Janeiro de 1854 com a inauguração do Instituto Imperial dos Meninos Cegos, na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1946, surgiu a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, que impulsionou a produção de textos neste formato e os distribuiu, aos poucos, para todas as regiões do país.

A Comissão Brasileira do Braille, vinculada ao Ministério da Educação, foi criada em 1999. Esse órgão foi responsável pela elaboração e difusão de documentos como a Grafia Braille para a Língua Portuguesa, as Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille e a Grafia Química Braille para Uso no Brasil.

Para saber mais sobre o sistema Braille, como: Novas Tecnologias e o futuro do sistema Braille, leia o texto completo da ONCB (Organização Nacional de Cegos do Brasil)

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.