Cuidados e atenção evitam intoxicações alimentares

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Intoxicação alimentar é a doença causada pela ingestão de comidas e líquidos contaminados com microrganismos ou toxinas prejudiciais ao corpo humano. A contaminação dos alimentos pode ocorrer em diversos estágios, desde o preparo, passando pelo armazenamento, até o momento da refeição.

Embora as intoxicações sejam causadas por diferentes agentes, como vírus, fungos e bactérias, os sintomas são, de um modo geral, bem parecidos. Caracterizam-se normalmente por dores de cabeça, náuseas, dores de estômagos, vômitos e diarreias.

O tratamento mais comum baseia-se em repouso e consumo de líquidos. Certos casos, porém, podem demandar hospitalizações, principalmente quando há envolvimento de crianças e idosos, que são muito mais vulneráveis.

Nós da Qualicorp Explica pensamos nesse assunto e separamos algumas dicas que podem ajudar a evitar esse tipo de transtorno. Confira abaixo:

Atenção com a limpeza e a higiene: antes de manusear alimentos, deve-se garantir que tanto as nossas mãos quanto os utensílios que utilizaremos durante o preparo estão devidamente limpos e em boas condições de uso. Além disso, deve-se evitar ao máximo preparar comidas com feridas expostas ou sob doenças gástricas.

Procure conhecer quais os alimentos que apresentam mais riscos: frutos do mar, derivados de ovos e de leite, e saladas cruas em geral são exemplos de comidas mais sensíveis e perecíveis. Dessa forma, quando for consumi-los fora de casa, tente se certificar de que os ingredientes são de boa procedência. Em caso de dúvidas, não coma.

Fique atento com surtos de doenças alimentares: é muito comum, principalmente durante o verão, que ocorram epidemias de intoxicações relacionadas a alguns alimentos. Adquirindo tais informações, evite ao máximo consumir produtos envolvidos com relatos de contaminação.

Embale corretamente os alimentos crus na hora de armazenar: comidas cruas, tanto de origem animal, quanto vegetais e saladas, são extremamente perecíveis, por isso exigem um cuidado especial na hora do armazenamento. É muito comum, por exemplo, ocorrer a contaminação cruzada, quando um alimento de fácil contaminação entra em contato com uma outra refeição, contaminando-a.

Repare nas condições em que um determinado alimento é vendido: refeições que ficam expostas talvez não sejam uma boa opção, pois acabam ficando muito vulneráveis a contaminações. Dessa forma, o consumo de comidas oferecidas por vendedores ambulantes, por exemplo, é altamente arriscado.

Fonte: conteúdo Qualicorp

Abrir