Cuidados e atenção evitam intoxicações alimentares

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Intoxicação alimentar é a doença causada pela ingestão de comidas e líquidos contaminados com microrganismos ou toxinas prejudiciais ao corpo humano. A contaminação dos alimentos pode ocorrer em diversos estágios, desde o preparo, passando pelo armazenamento, até o momento da refeição.

Embora as intoxicações sejam causadas por diferentes agentes, como vírus, fungos e bactérias, os sintomas são, de um modo geral, bem parecidos. Caracterizam-se normalmente por dores de cabeça, náuseas, dores de estômagos, vômitos e diarreias.

O tratamento mais comum baseia-se em repouso e consumo de líquidos. Certos casos, porém, podem demandar hospitalizações, principalmente quando há envolvimento de crianças e idosos, que são muito mais vulneráveis.

Nós da Qualicorp Explica pensamos nesse assunto e separamos algumas dicas que podem ajudar a evitar esse tipo de transtorno. Confira abaixo:

Atenção com a limpeza e a higiene: antes de manusear alimentos, deve-se garantir que tanto as nossas mãos quanto os utensílios que utilizaremos durante o preparo estão devidamente limpos e em boas condições de uso. Além disso, deve-se evitar ao máximo preparar comidas com feridas expostas ou sob doenças gástricas.

Procure conhecer quais os alimentos que apresentam mais riscos: frutos do mar, derivados de ovos e de leite, e saladas cruas em geral são exemplos de comidas mais sensíveis e perecíveis. Dessa forma, quando for consumi-los fora de casa, tente se certificar de que os ingredientes são de boa procedência. Em caso de dúvidas, não coma.

Fique atento com surtos de doenças alimentares: é muito comum, principalmente durante o verão, que ocorram epidemias de intoxicações relacionadas a alguns alimentos. Adquirindo tais informações, evite ao máximo consumir produtos envolvidos com relatos de contaminação.

Embale corretamente os alimentos crus na hora de armazenar: comidas cruas, tanto de origem animal, quanto vegetais e saladas, são extremamente perecíveis, por isso exigem um cuidado especial na hora do armazenamento. É muito comum, por exemplo, ocorrer a contaminação cruzada, quando um alimento de fácil contaminação entra em contato com uma outra refeição, contaminando-a.

Repare nas condições em que um determinado alimento é vendido: refeições que ficam expostas talvez não sejam uma boa opção, pois acabam ficando muito vulneráveis a contaminações. Dessa forma, o consumo de comidas oferecidas por vendedores ambulantes, por exemplo, é altamente arriscado.

Fonte: conteúdo Qualicorp

Abrir

 

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.