Cuide bem da sua saúde bucal

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Os dentes são responsáveis pela mastigação dos alimentos e pela articulação das palavras, além de terem forte peso estético. Dessa forma, não é exagero afirmar que a saúde bucal pode interferir diretamente em nosso bem-estar como um todo. Porém, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), apenas 53% dos brasileiros pratica a higienização bucal completa, ou seja, com escova, pasta de dente e fio dental.

Para ajudar a manter saudável essa parte tão importante do nosso corpo, separamos algumas dicas, tanto de hábitos para você aderir quanto de sintomas que merecem atenção:

Não se esqueça de escovar a língua: quando acordar, após as refeições e antes de dormir, escove os dentes e principalmente a língua, pois é o local onde muitas bactérias podem se acumular. Faça movimentos suaves, utilizando uma escova macia e creme dental com flúor. Essas atitudes auxiliam na prevenção de cáries e do mau hálito.

Seja moderado com certos alimentos e substâncias: além de ficar em dia com a balança, uma alimentação saudável e balanceada é importante para a manutenção da saúde dos seus dentes. Evite, por exemplo, o consumo excessivo de doces, pois estes produzem ácidos que auxiliam na formação de cáries. Cigarros e café são outros dois inimigos da saúde bucal.

Mau hálito constante e sangramento na gengiva: embora pareçam problemas pequenos, podem ser indícios de algo mais grave. Caso você perceba a manifestação de algum desses sintomas, procure algum profissional especializado.

Bons hábitos vêm desde cedo: incentive a criança a escovar os dentes. Apresente a ela a escova, deixe-a brincar e criar intimidade. Dessa forma será muito mais fácil ensiná-la a escovar os dentes. Além de formar uma criança mais saudável, provavelmente os bons hábitos com a higiene bucal serão mantidos na idade adulta.

É importante ressaltar que, por mais que haja políticas públicas para melhorar a saúde bucal da população, como a fluoretação da água (ajuste da água deficiente em fluoreto para o nível recomendado para a saúde dental ideal), o mais importante é a atenção individual, unindo o cultivo de bons hábitos com a prevenção e o acompanhamento especializado de um dentista.

Produção de Conteúdo Qualicorp

Abrir