Doenças podem dificultar o aprendizado das crianças

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Agora, no começo do ano, é o período em que se inicia o ano letivo e as crianças voltam para a escola. Por isso, esse é um bom momento para que pais, responsáveis e educadores observem o comportamento e o desempenho dos pequenos durante os estudos para identificar problemas de saúde silenciosos.

Muitas vezes certas crianças apresentam grandes dificuldades de aprendizado e desempenho abaixo da média. Os familiares devem prestar atenção, pois talvez a má performance escolar esteja relacionada a algum problema de saúde, físico ou psicológico.

Uma disfunção que pode atrapalhar muito uma criança na hora de aprender é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Crianças e adolescentes que sofrem de déficit de atenção são sempre muito dispersas, com grandes dificuldades de concentração. Às vezes podem apresentar hiperatividade e impulsividade, com dificuldades de lidar com regras e limites, especialmente entre os meninos. Embora se manifeste e seja quase sempre associado à infância, o TDAH pode acompanhar o indivíduo até a fase adulta. Por isso o diagnóstico correto, feito por um especialista, é importante para que seja iniciado o tratamento adequado.

A visão é outra questão que pode influenciar no desempenho escolar de uma criança. Muitas vezes elas têm dificuldades de aprender porque não enxergam direito. Nesse caso é importante prestar atenção no comportamento delas em sala de aula. Visão desfocada, dificuldades de enxergar de longe, dores de cabeça e piscar excessivamente os olhos são sintomas comuns entre aqueles que têm algum problema de visão. Outras atitudes, como cair com frequência, espremer os olhos ou aproximar demais o rosto para ler também são motivos para levarmos a criança a um oftalmologista. As disfunções mais comuns são a miopia (dificuldade de enxergar de longe), hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto) e astigmatismo (distorção da visão), e geralmente podem ser corrigidos com o uso de óculos adequados.

Um terceiro fator que pode dificultar o aprendizado de uma criança são os problemas de audição. Esses merecem bastante atenção por serem de reconhecimento mais difícil, sobretudo quando brandos e nos primeiros anos de vida. Aos bebês, a lei obriga a realização do Teste da Orelhinha, que pode identificar perdas de audição. Porém, a criança pode nascer com capacidade auditiva normal e sofrer perdas posteriores, acarretadas por infecções como a otite média, por exemplo. Dessa forma é muito importante que sejam feitos exames de audição recorrentes, de preferência anualmente. Ficar atento aos sintomas e ao comportamento da criança também é válido. Se a criança não acorda, se assusta ou esboça reações diante de grandes ruídos; ouve música e assiste televisão em volumes muito elevados ou então fala muito alto, talvez seja hora de procurar um otorrinolaringologista, que é o médico que se dedica ao diagnóstico e tratamento dos problemas de ouvido.

Para que os pais possam identificar tais problemas, a melhor atitude é prestar muita atenção no comportamento das crianças, no desempenho escolar e, acima de tudo, ouvir o que elas têm a dizer. Deve-se também entender que os professores são peça fundamental durante a infância, por isso é muito necessário frequentar as reuniões, para que se tenha a noção de como as crianças estão lidando com o ambiente escolar.

Fonte: Conteúdo Qualicorp

Abrir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.