Exercícios ajudam na prevenção do diabetes tipo 2

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

O número de pessoas com diabetes continua a crescer de forma alarmante em todo o mundo, a ponto de a doença ter se tornado a principal causa de cegueira em adultos, de amputações que não tiveram um trauma como causa e de doença renal crônica. Além disso, o diabetes aumenta em duas a quatro vezes o risco de doenças cardiovasculares. A boa notícia é que algumas mudanças simples no seu estilo de vida podem prevenir o diabetes tipo 2 – a forma mais comum da doença.

Embora a presença de diabéticos na família seja um fator de risco para desenvolver o tipo 2 da doença, ela também está muito ligada ao sobrepeso e à obesidade. Portanto, se você está acima do peso, tente perder alguns quilos – mesmo uma quantidade modesta (de 5% a 7% do seu peso atual) já ajuda a diminuir o risco da doença.

Outro hábito fundamental para prevenir o diabetes tipo 2 é praticar exercícios físicos regularmente. Além de ajudar você a perder peso e trazer vários outros benefícios para a saúde, os exercícios melhoram a sensibilidade à insulina, o que ajuda a manter o açúcar dentro de uma faixa normal no seu sangue.

Mas, para mudar os hábitos sedentários, você não precisa virar um grande atleta! Segundo estudos, caminhar diariamente durante 30 minutos já reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 30%. Então, sempre que possível, encontre maneiras de ser mais ativo no seu cotidiano, como, por exemplo, subir escadas ao invés de pegar o elevador.

Alimentação também é importante na prevenção do diabetes tipo 2

Ao contrário do que muitos acreditam, comer bastante doce não causa o diabetes tipo 2. Você deve maneirar no consumo de açúcar para evitar o excesso de peso, este sim um importante fator de risco para a doença.

Além disso, para evitar o diabetes é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada, escolhendo um cardápio com bastante fibra, incluindo vegetais, frutas e alimentos integrais. Você pode trocar, por exemplo, o arroz branco pelo integral e o pão francês pelo de centeio.

Também evite os alimentos ricos em gordura trans, encontrada em muitas margarinas, fast-food e frituras. E, sempre que puder, substitua a carne vermelha (como vaca e porco) por aves ou peixes.

Abrir