Como funciona a telemedicina?

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A telemedicina consiste na prática médica realizada à distância, através de tecnologias da telecomunicação, como telefones e computadores com internet. A modalidade permite que profissionais da saúde avaliem, façam diagnóstico e tratem pacientes remotamente, além de possibilitar que médicos troquem informações entre si para esclarecer diagnósticos. Neste momento de pandemia de coronavírus, a telemedicina tem sido uma das práticas necessárias e utilizadas no cotidiano da área da saúde.

Em que situações e como a telemedicina é exercida?

A prática da telemedicina se baseia a partir de quatro precedentes:

  1. Oferecer suporte médico;
  2. Superar barreiras geográficas;
  3. Utilizar novas e eficientes tecnologias;
  4. Melhorar o atendimento em saúde.

O atendimento médico online pode ser realizado ao vivo ou por gravações – sejam elas telefônicas, de vídeo, fotos ou mensagens escritas. Assim, o paciente pode contatar o médico e depois receber uma resposta ou esse encontro pode ser realizado simultaneamente, em videochamadas ou ligações telefônicas.

A telemedicina configura o contato virtual tanto entre médico e paciente quanto entre profissionais da saúde, para discutir diagnósticos. Pode ocorrer quando o paciente apresenta algum sintoma e busca o Sistema Único de Saúde (SUS) ou seu convênio.

Benefícios que o uso da telemedicina traz à saúde

Por ser uma ferramenta de constante evolução, a telemedicina incorpora praticidade, agilidade e eficiência à área da saúde, além de se adaptar às necessidades locais. Com isso, garante:

  • Expansão da capacidade de atendimento nas redes de serviço em que é utilizada;
  • Continuidade do tratamento e cuidado de pacientes com doenças crônicas de maneira cômoda;
  • Respeito ao distanciamento social no momento de pandemia de coronavírus.

Atendimento médico online durante pandemia de coronavírus

No Brasil, o Ministério da Saúde regulamentou o uso da telemedicina, válida apenas durante a pandemia do coronavírus. A medida permite que, caso necessitem, pessoas sejam atendidas por profissionais da saúde sem exposição a outros indivíduos potencialmente contaminados, seguindo as instruções de distanciamento social.

A telemedicina, nesse caso, pode ser utilizada tanto pelo SUS quanto por convênios médicos nas seguintes ocasiões:

  1. Atendimento pré-clínico – uma triagem dos pacientes por telefone, chat online e aplicativo;
  2. Atendimento médico online e diagnóstico – com registros em prontuário e possibilidade de emitir atestados e receitas, caso necessário;
  3. Monitoramento – de forma remota para acompanhar a evolução dos pacientes atendidos.

Para os profissionais da saúde que estão fazendo estes atendimentos remotos, existe um canal de comunicação de contato com outros médicos para que possam tirar dúvidas sobre diagnósticos.

Limitações do atendimento médico online

Por ser realizada com base em ferramentas tecnológicas e através de sistemas complexos, a telemedicina pode encontrar barreiras em locais onde o acesso a dispositivos como celulares e internet não funcionam adequadamente. Além disso, em um contexto fora da pandemia de coronavírus, o Ministério da Saúde brasileiro não permite que atendimento médico online substitua consultas presenciais, tanto para diagnóstico quanto para acompanhamento de doenças.

Fonte: parceiros Qualicorp.

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