Distúrbios do sono

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Os distúrbios do sono são muito frequentes na vida das pessoas. Dificuldades de pegar no sono, acordar algumas vezes durante a noite, ou até mesmo o ronco são alguns dos problemas.

Existem mais de 100 distúrbios do sono e do despertar. Os principais são:

Insônia: é a dificuldade de pegar no sono e manter-se dormindo continuamente. Estima-se que de 30% a 40% das pessoas, em alguma fase da vida sofrerão desse mal.

A insônia pode estar relacionada a muitos fatores, entre eles estão: expectativas (compromissos, viagens, prova, etc), problemas emocionais passageiros ou excitação associada a algum tipo de evento importante.

Os episódios de insônia podem aparecer e desaparecer (transitório) podem durar até duas ou três semanas (curto prazo) ou podem durar ao longo de anos (crônico).

As principais características de quem tem insônia são: sonolência excessiva diurna, alterações de humor e falha na memória.

Ronco: acontece devido a um bloqueio parcial das vias respiratórias superiores à passagem de ar durante o sono. Obesidade, idade avançada, desvio de septo nasal, rinite, sinusite são alguns fatores que podem dificultar essa passagem do ar, contribuindo com o ronco.

Sonolência Excessiva: também chamada de hipersonia, é um distúrbio no qual a pessoa tem muita dificuldade para se manter acordada durante o dia. A sonolência excessiva prejudica no desempenho profissional, afetivo e social.

Apneia do sono: apneia significa “parada de respiração” e é o distúrbio no qual a pessoa sofre leves e repetitivas interrupções da respiração. A apneia é causada por obstruções transitórias da passagem do ar pela garganta de pelo menos 10 segundos de duração.

O distúrbio acontece com maior frequência em pessoas obesas e maiores de 35 anos. Estima-se que 4% das mulheres e 9% dos homens sofram com a doença.

Sonambulismo: a pessoa que é sonâmbula, anda, fala coisas desconexas, caminha durante o sono e não acorda. Muitas vezes anda pela casa, enquanto dorme e, quando acorda, não se lembra do que fez. Os episódios de sonambulismo acontecem quando a consciência e a memória dormem e a parte motora é despertada subitamente pelo ronco, por um distúrbio epiléptico ou por um barulho. As causas ainda não são totalmente conhecidas e costumam variar: remédios para dormir, distúrbios epilépticos e o ronco são algumas possíveis causas.

Bruxismo do sono: distúrbio em que a pessoa range e aperta os dentes, de forma involuntária, enquanto dorme. Pode comprometer a saúde bucal e facial, pois há um desgaste dentário e também hipertrofia os músculos mastigatórios e temporais. Ocorre principalmente em crianças, mas também afeta os adultos. As causas do bruxismo ainda são pouco conhecidas. Tensão emocional e o mau fechamento dentário podem estar vinculados a esse distúrbio.

tratamento para os distúrbios do sono deve ser feito com um médico especialista. O resultado varia de acordo com o tipo de distúrbio. Alguns deles podem desaparecer sem qualquer tipo de tratamento.

Referências

http://www.cadastro.abneuro.org/site/conteudo.asp?id_secao=31&id_conteudo=35&ds_secao=Perguntas%20e%20Respostas

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/disturbio-do-sono

http://www.disturbiosdosono.net/apneia-do-sono.shtml

Abrir

 

 

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.