Hábitos que ajudam na prevenção do câncer de mama

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppShare

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Por isso, foi criada a campanha Outubro Rosa para conscientizar sobre os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce. Continue a leitura para conhecer alguns hábitos que ajudam na prevenção do câncer de mama.

Rotina saudável contra o câncer de mama

A causa exata do câncer de mama não é conhecida. Porém, alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvê-lo. Para isto, adotar práticas mais saudáveis ajudam você a estar prevenida deste problema. Alguns hábitos simples de adotar no dia a dia ajudam a prevenir o câncer de mama, veja quais são:

Evite o consumo de álcool – mesmo em doses moderadas, o consumo de álcool aumenta os riscos de desenvolver o câncer de mama. Em mulheres entre 12 e 21 anos, período de desenvolvimento dos seios, e antes da primeira gravidez, o consumo de bebidas alcóolicas aumenta em 40% a chance de ter a doença.

Pare de fumar – o tabaco também pode aumentar as chances do desenvolvimento da doença. O ideal é parar de fumar, além de evitar ambientes com fumantes, pois o fumo passivo é ainda mais perigoso.

Controle o peso – a obesidade é um dos fatores de risco do câncer de mama, principalmente em mulheres que estão na menopausa. Por isso, converse com seu médico para saber qual o peso ideal para você – o que pode variar em função de uma série de coisas, como idade e biótipo – e o que pode ser feito para mantê-lo.

Faça exercícios físicos – manter-se ativa também ajuda na prevenção do câncer de mama. Mas, antes de começar, faça uma avaliação médica e peça orientação sobre quais exercícios são os mais indicados para você. Procure adotar o hábito e praticar três vezes por semana pelo menos.

Amamente seu bebê – ao amamentar os filhos, a mulher também está diminuindo as chances de desenvolver o câncer de mama. Tente amamentar durante todo o período recomendado, converse com o médico se tiver dificuldades, como pouco leite e dores.

Tenha cuidado com a reposição hormonal – algumas mulheres passam pelo tratamento de reposição hormonal depois da menopausa. Porém, ele pode aumentar o risco de câncer de mama. Converse com o médico para saber quais são os riscos para você em função do seu histórico de saúde e da sua família e sobre a melhor maneira de fazer o tratamento.

Faça os exames recomendados – as chances de cura do câncer de mama aumentam em 95% se ele for diagnosticado precocemente. Por isso, faça os exames recomendados e na periodicidade que o médico indicar para você, não se descuide! E qualquer coisa de anormal que notar, como caroços, alterações na textura da pele e nos bicos dos seios e líquido incomum saindo das mamas, procure o médico imediatamente.

Fonte: parceiro Qualicorp.

Abrir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 16 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.