11 nutrientes importantes para o organismo

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Nem todos percebem, mas as vitaminas e os minerais são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo, evitando aquela fadiga sem causa aparente, além da baixa da imunidade, como aquelas gripes ou outras doenças frequentes. De acordo com o Ministério da Saúde, são necessárias pequenas quantidades diárias desses nutrientes para que o corpo seja capaz de realizar as suas funções vitais e eles podem ser encontrados em diversos tipos de alimentos.

A nutricionista Gabriela Cilla explica que a alimentação equilibrada é fundamental para que o organismo absorva as vitaminas e os minerais. Ela lembra também que o trabalho para manter o corpo saudável começa logo pela manhã.

“É recomendável comer alimentos que contenham vitaminas naturais nesse horário, pois elas são absorvidas de forma mais completa e têm mais chances de facilitar o mesmo processo com outros nutrientes que sejam ingeridos ao longo do dia”.

Para manter a imunidade sempre alta, separamos 11 minerais e vitaminas importantes para o organismo e que são facilmente encontrados nos alimentos.

Vitamina A (retinol): entre suas funções, é responsável pela adaptação da visão ao escuro, protege a pele e mucosas e é importante para o funcionamento dos órgãos reprodutores. Pode ser encontrada na gordura do leite, em óleos de peixe, gema do ovo, manteiga, vegetais verdes, amarelos e laranjas como brócolis, couve, cenoura e abóbora.

Vitamina D (calciferol): controla a absorção de minerais como o cálcio e o fósforo, além de regular a formação e a reconstituição de ossos e dentes. Essa vitamina está presente em alimentos como fígado bovino, gema de ovo e leite enriquecido. Outra fonte para a produção da vitamina no organismo são os raios solares.

Vitamina C (ácido ascórbico): tem função antioxidante e auxilia na absorção do ferro. Por atuar na manutenção do tecido conjuntivo e das paredes celulares, a vitamina C participa da formação de colágeno e do processo de cicatrização. O ácido ascórbico pode ser encontrado em verduras, legumes e frutas cítricas como acerola, limão e laranja.

Vitamina E (tocoferol): devido à função antioxidante, contribui para o bom estado dos tecidos do corpo, pois protege as membranas das células. A vitamina E também auxilia na digestão de gorduras. O tocoferol pode ser encontrado em óleos vegetais, cereais, ovos, nozes e sementes.

Vitamina B1 (tiamina): é importante para o bom funcionamento dos músculos, nervos e do cérebro. É geralmente encontrada em aves, peixes, feijão, nozes e sementes, leite e derivados, além de cereais enriquecidos.

Vitamina B12 (cobalamina): essa integrante do complexo B é responsável pela produção do DNA e auxilia na formação das hemoglobinas (células vermelhas do sangue). Ela atua na manutenção do sistema nervoso e ajuda no funcionamento do ácido fólico. Pode ser ingerida através do consumo de carnes, peixes e queijos.

Cálcio: mineral essencial para formação dos ossos e atua na contração muscular e impulsos nervosos. Está presente em leite e derivados, hortaliças verde-escuras e na sardinha.

Sódio: tema de muitas discussões sobre o seu uso, o sódio é responsável pelo equilíbrio hídrico do corpo. Ele promove o funcionamento de músculos e do metabolismo. Sua ingestão pode ocorrer através do consumo de sal de cozinha, derivados do leite, frutos do mar e alimentos processados.

Magnésio: atua em quase todos os processos orgânicos, auxiliando no crescimento dos tecidos, no metabolismo celular e na ação dos músculos. Pode ser consumido através de verduras, leguminosas, cereais e pães integrais, carnes, peixes e ovos

Ferro: presente em componentes do sangue e em enzimas, o ferro auxilia na transferência do oxigênio e na respiração celular, além de proteger o organismo contra algumas infecções. Também tem importante papel no desempenho cognitivo (atenção, aprendizagem e memória). É encontrado em carnes, frutos do mar e leguminosas.

Fósforo: todas as células do organismo levam esse mineral. O fósforo mantém os ossos e dentes fortes. Sua ingestão pode acontecer por meio do consumo de carnes, aves, peixes, ovos, leguminosas e derivados do leite.

Revisão técnica

  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

Abrir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.