Exercícios físicos para diabéticos

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Casal de pessoas maduras caminhando e sorrindo, ao fundo floresta de árvores e ao lado esquerdo texto: exercícios físicos para diabéticos

Ter diabetes é um problema muito sério na vida de quem tem a doença, exigindo enormes cuidados. Uma das formas de ajudar a manter a situação controlada é realizando exercícios físicos constantes. Veja agora os melhores exercícios físicos para diabéticos.

Antes de falarmos especificamente sobre quais exercícios realizar, vale citar a importância da prática física por quem tem diabetes. Movimentar o corpo faz com que a produção de insulina, algo extremamente comprometido com a doença, seja feito de maneira mais eficiente.

Isso ajuda a manter níveis bons de colesterol, diminui a presença de açúcar no sangue, ajuda a manter o peso mais controlado. Tudo isso faz muita diferença para o corpo conseguir responder de maneira mais eficiente ao problema. Sendo assim, os exercícios podem auxiliar em processos que, caso contrário, só seriam feitos a partir de medicação.

Resumindo: a realização de exercícios físicos pode permitir, inclusive, uma menor dependência de remédios para controlar a diabetes. Obviamente, isso deve ser resolvido com acompanhamento médico, mas não deixa de ser uma ótima pedida.

Corridas e caminhadas são essenciais

Falando sobre os exercícios físicos para diabéticos que podem ser introduzidos na rotina, começamos com corridas e caminhadas. Afinal, não são ações que dependam de muita preparação ou equipamentos. Basta encontrar um espaço (parque ou na rua mesmo) e começar a praticar. No início, faça caminhos mais leves, respeitando os limites do corpo.

Com o passar do tempo, é possível intensificar mais a atividade, passando das caminhadas para as corridas. O fato é que desta forma o corpo se ativa e chega aos benefícios citados acima.

Passeios de bicicleta

Para quem quiser incrementar mais a atividade, comprar uma bicicleta pode ser uma boa opção. O ciclismo também é um exercício bastante útil, pois exige bastante do corpo e permite uma melhor circulação do sangue, melhoria dos níveis de insulina e menos gordura corporal etc.

Neste caso, são importantes cuidados como encontrar um lugar seguro, ciclovias bem definidas, além de ter um equipamento de qualidade e atenção no trajeto, para evitar qualquer risco de acidente.

Academia

Fazer academia também é uma boa opção. Além da utilização da esteira, que de certa forma ajuda a simular corridas e caminhadas, como citado no tópico anterior, a musculação também auxiliará quem sofre com diabetes.

Os exercícios mais específicos para os músculos ajudam a manter a massa magra em dia, o que faz total diferença para evitar problemas causados pela doença.

Dança também é uma opção

E para quem gosta de dançar, esta também é uma possível atividade. O metabolismo fica mais rápido, trazendo benefícios ao organismo, e ao mesmo tempo há o aspecto lúdico e de relaxamento com um momento de diversão. Para quem não curte tanto o exercício propriamente dito, a dança pode ser uma opção.

O fato é que, quem tem diabetes, precisa buscar melhor funcionamento do metabolismo, já que o problema na produção de insulina desequilibra o organismo de maneira perigosa. Todos os exercícios citados acima auxiliam nesta função.

Portanto, é importante identificar qual destas práticas poderia ser mantida de maneira regular, pois o importante é colocar o exercício na rotina. Assim, escolher algo que agrada e que fará parte do dia a dia é essencial.

Já conhece a Qualicorp?

Você já conhece a Qualicorp? Para quem busca a melhor opção de planos de saúde, estamos à sua disposição. Tenha acesso aos melhores serviços e proteja sua saúde de maneira mais eficaz, com os melhores produtos e profissionais.

Obter cotação

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Segunda a sexta: 7h às 21h
Sábados: 8h às 14h

Segunda a sexta: 7h às 17h

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.