Quais os exercícios para ser mais produtivo

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Exercícios para ser mais produtivo

Veja aqui quais os exercícios para ser mais produtivo e a relação da sua produtividade com o sono.

O corpo humano possui uma espécie de “relógio interno” chamado de Ritmo Circadiano, que oscila os níveis da melatonina (o hormônio do sono) e do cortisol (o hormônio do despertar) ao longo do dia. Assim, considerando que este último tende a cair naturalmente à tarde e à noite, é natural que você se sinta mais fraco conforme as horas passam.

No entanto, segundo a University of North Carolina, este hormônio começa a aumentar seus níveis em torno das três da manhã. E, levando isso em consideração, os exercícios seriam uma ótima maneira de aumentá-los para que você se sinta mais disposto logo que levantar. Gostou da ideia?

E se você está se perguntando quais os exercícios para ser mais produtivo, está na hora de fazer esta leitura e se surpreender.

1. Ioga e meditação

Se você é alguém que tende a acordar com a mente acelerada, incorporar a ioga a seus treinos matinais pode ser extremamente benéfico para a sua saúde mental. Como aponta o Journal of Physical Activity & Health, cerca de vinte minutos diários podem trazer inúmeros benefícios para o funcionamento do cérebro e ainda aliviar os fatores estressores ou bloqueios mentais.

Isso ocorre porque, apesar de ser um exercício de baixo impacto, concentrar-se na respiração e no equilíbrio ao mesmo tempo pode ser bem difícil, fazendo o exercício ser um verdadeiro desafio e ainda uma prática deliciosa.

A meditação, por sua vez, ainda ajuda a limpar a mente, diminuir a pressão arterial, aliviar o estresse, reduzir a ansiedade e ainda pode acalmar a atividade cerebral, conforme sugere a Psychology Today.

Talvez essa seja de cara a opção da lista de exercícios para ser mais produtivo mais surpreendente e mais eficaz.

2. Corrida e caminhada

Você provavelmente não sabe, mas a correr não se trata apenas de acumular passos ou percorrer longas distâncias. Esta prática exige que a pessoa regule sua captação e produção de oxigênio, controle a frequência cardíaca e ainda mantenha a clareza mental.

Por este motivo, fazer uma corrida simples pode ajudá-lo a ser mais produtivo e ainda criar um hábito ligado ao bem-estar físico e mental. Sendo assim, vale a pena correr alguns quilômetros antes de começar o dia.

Contudo, não pense que seus treinos matinais precisam ser intensos para obter os benefícios necessários. Uma simples e revigorante caminhada pode fazer seu coração acelerar e ainda manter sua mente produtiva para enfrentar toda a sua rotina.

Além disso, um estudo de Harvard chegou a apontar que caminhar pode ter um impacto imediato no cérebro, aumentando a função cognitiva e ajudando a ter um melhor desempenho na tomada de decisões e testes de memória.

3. Natação

Se correr não é o seu esporte preferido, você pode optar por dar um mergulho matinal para preparar seu corpo e cérebro para o dia de trabalho. Já considerou essa hipótese refrescante e deliciosa?

Assim como acontece com a corrida, a natação também pode ser muito produtiva. A diferença é que, pelo exercício ser na água, não há o impacto contra o solo, que pode trazer algumas consequências para as articulações e a região lombar.

Ademais, vale lembrar que nadar é uma atividade que exige que todo o corpo trabalhe, especialmente por ser um exercício aeróbico regular e de bastante esforço para seus braços, pernas e tronco.

Sendo assim, ele consegue movimentar o seu organismo como um todo e, de acordo com uma pesquisa feita em Harvard, ainda é capaz de aumentar o tamanho do hipocampo, a área do cérebro responsável pela memória verbal e pelo aprendizado. Haja benefícios, não é mesmo?

4. Treinos HIIT

Se você tem um pouco mais de tempo pela manhã e precisa sentir que realmente fez um exercício que gere bastante esforço, o HIIT é a sua melhor escolha para o seu organismo. Sem dúvidas.

Isso porque esta atividade combina movimentos de peso corporal com outras modalidades já conhecidas por quem frequenta o universo das academias. Tudo para aumentar a sua frequência cardíaca de maneira segura, levar suas fibras musculares ao limite, queimar gordura e te manter produtivo pelo resto do dia.

Nesta modalidade, inclusive, o padrão é intercalar exercícios que sejam considerados de alta intensidade com os de baixa. Assim, o praticante pode desenvolver seu condicionamento físico aos poucos, acelerar o metabolismo, aumentar a capacidade cardiovascular e permanecer bem ativo.

Vale a pena deixar a preguiça de lado, reservar uma horinha e aproveitar este momento para movimentar o corpo, queimar gordurinhas e ainda socializar, uma vez que este tipo de atividade tende a ser em grupo. Você vai adorar!

5. Dança

Se tem algo que poucas pessoas sabem é que a dança é capaz de melhorar a cognição, bem como as suas habilidades motoras. Portanto, se você trabalha em um emprego que exige foco em uma tarefa por longos períodos de tempo, dançar pode ser exatamente o que você precisa para se manter centrado (a).

Ademais, um relatório publicado no New England Journal of Medicine também descobriu que esta prática pode aguçar a mente e reduzir as chances do praticante desenvolver algum tipo de demência senil quando ficar mais velho – o que é excelente tanto a curto quanto em longo prazo.

Levando isso em consideração, vale a pena que você, mesmo que de forma amadora, reserve alguns minutos da sua manhã e pratique alguma coreografia que tenha sido elaborada com o intuito de desenvolver uma atividade física. Não apenas para dançar por dançar.

Atualmente, a internet possui centenas de opções como esta, para que sejam seguidas de casa. Basta escolher um professor que você tenha se identificado com a metodologia e que seja habilitado no segmento. Assim, você pode consumir seus vídeos e começar o dia dançando sua música preferida, além de aproveitar o momento para queimar aquelas calorias que precisa perder!

Cuide da sua saúde como um todo

Agora que você já conhece quais os exercícios para ser mais produtivo, ter uma boa manhã e intensificar a sua saúde física e mental, está na hora de descobrir outras formas de manter o seu organismo em dia.

Uma delas, é claro, é considerando a contratação de um convênio que possa lhe oferecer o melhor atendimento, com consultas realizadas pelos melhores especialistas, hospitais de referência e ainda os principais laboratórios do país à sua disposição. Vai perder uma oportunidade como esta?

Simulador de planos


Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.