Artigo médico: Outubro Rosa, por Dra. Marina Sonagli

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

O “Outubro Rosa” é uma campanha mundial que busca mobilizar a população para a importância da realização dos exames de rastreamento nas mamas. O objetivo dos exames é o diagnóstico do tumor em estágio inicial, quando ainda não foi capaz de se manifestar através de queixas mamárias. Desta forma, o rastreamento de forma adequada aumenta as chances de cura e pode reduzir a mortalidade por câncer de mama em 25 a 31%. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), todas as mulheres devem fazer a mamografia anualmente a partir dos 40 anos. A ultrassonografia das mamas é utilizada de forma complementar à mamografia.

              Em torno de 5 a 10% dos tumores de mama são de origem hereditária*, ou seja, podem ser transmitidos entre familiares. As pacientes com histórico familiar de mais de um parente com câncer de mama antes dos 45 anos ou no ovário devem ser avaliadas pelo médico geneticista. De acordo com a SBM, estas mulheres se beneficiam de um rastreamento mais intensificado, alternando mamografia e ultrassonografia com a ressonância das mamas semestralmente, a partir dos 30 anos.

              O autoexame periódico mensal foi retirado das principais diretrizes de rastreamento, entretanto, é fortemente recomendado que a mulher conheça seu próprio corpo e seja capaz de reconhecer alterações nas mamas. Nódulos palpáveis, retração do mamilo, saída de líquido sanguinolento ou transparente pelo mamilo, vermelhidão, endurecimento, retração da pele da mama ou aparecimento de feridas que não cicatrizam são sinais que devem ser avaliados pelo mastologista.

              Os principais fatores de risco para o câncer de mama, que são sexo feminino e idade, não podem ser modificados e irão acontecer naturalmente. Entretanto, além do rastreamento de forma adequada, as mulheres podem atuar reduzindo outros fatores de risco como: obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e reposição hormonal após a menopausa. Além disso, ter filhos, principalmente antes dos 30 anos, e amamentar são fatores relacionados a menor risco de câncer de mama.  

              A doença ainda pode afetar homens. Apesar do câncer de mama no homem corresponder apenas a 1% de todos os tipos de tumores masculinos e ser responsável por 0,2% das mortes por câncer na população masculina, a sua incidência tem aumentado com o passar dos anos: em 1975, era de 0,85 casos/100,000 homens e em 2011 passou a ser 1,43 casos/100,000 homens**. Desta forma, qualquer queixa mamária em homem deve ser avaliada pelo mastologista. A mamografia e a ultrassonografia das mamas também podem ser realizadas nos homens.

              Assim sendo, o papel do “Outubro Rosa” é o de conscientizar que tanto mulheres quanto homens, jovens ou idosas, devem estar atentas à prevenção. E o melhor para prevenir é o autoconhecimento aliado aos exames de rastreamento.

Dra. Marina Sonagli

Cirurgia Oncológica com ênfase em tratamento do câncer de mama

Mestre em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente

Médica do Departamento de Mastologia do A.C. Camargo Cancer Center, São Paulo

*Fonte: Cao A, Huang L, Shao Z. The Preventive Intervention of Hereditary Breast Cancer. Adv Exp Med Biol, 2007;1026:41-57

**Fonte: Giordano SH. Breast Cancer in Men. N Eng J Med, 2018;378(24):2311-2320

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.