Adote medidas simples e fuja da conjuntivite

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Os meses de inverno trazem, além do frio, um problema muito comum principalmente entre os habitantes das grandes cidades: a conjuntivite. A conjuntivite é a inflamação de uma membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do olho e o interior das pálpebras, chamada de conjuntiva. Esta membrana é a responsável por produzir o muco que lubrifica o olho.

Entre os principais sintomas estão ardência, coceira e sensação de areia nos olhos, sensibilidade à luz, pálpebras inchadas e secreções. Como outras doenças podem se manifestar dessa forma, só a avaliação médica pode oferecer um diagnóstico correto.

Embora a conjuntivite possa ter causas alérgicas, virais, bacterianas ou irritativas (por exposição a produtos químicos), apenas as virais e bacterianas são contagiosas. As infecções virais causam irritação com secreção de cor clara. Já a conjuntivite bacteriana pode provocar vermelhidão e secreções com pus. Apesar da irritação, raramente a conjuntivite afeta a visão, porém, quanto mais cedo for diagnosticada, menor a possibilidade de disseminação.

Para prevenir a conjuntivite, lave bem as mãos e evite compartilhar toalhas, lenços, fronhas, maquiagens, óculos e evite aglomerações. O tratamento é simples e eficaz, mas deve ser iniciado logo quando aparecerem os primeiros sintomas. Procure sempre um oftalmologista. Ele poderá indicar o tratamento mais adequado para o seu caso. Além dos medicamentos, compressas de água fria ou soro fisiológico podem aliviar a ardência e coceira.

Fontes:
www.bausch.com
www.mayoclinic.com
http://www.sboportal.org.br