Agravos de Inverno

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Com a chegada do inverno, é preciso ficar atento às medidas de prevenção contra as doenças respiratórias, comuns nesta época do ano.

A concentração de pessoas em ambientes fechados favorece a circulação de diversos tipos de vírus, inclusive o da Influenza. Os principais problemas que aparecem são: resfriado, gripe, pneumonia, asma e outras afecções de origem alérgica, como rinite e sinusite.

Cuidados com crianças e idosos

Trata-se do grupo mais suscetível, por isso os cuidados devem ser redobrados. No caso das crianças, é recomendável (especialmente no ambiente escolar) que além das mãos, os brinquedos e objetos de uso comum sejam lavados com água e sabão ou higienizados com álcool gel a 70%.

Já para os idosos, o perigo está nas complicações advindas com a gripe, como pneumonia,enfisema e o agravamento de doenças crônicas, entre elas a hipertensão e o diabetes.

Prevenção

Com dicas simples conseguimos amenizar os efeitos dos dias de baixa umidade e frio, prevenindo assim o surgimento dessas afecções:

• Usar umidificadores de ambiente ou colocar uma bacia com água nos ambientes
• Manter cortinas e tapetes limpos
• Abrir as janelas para a entrada da luz do sol
• Incluir alimentos ricos em vitamina C na dieta
• Beber bastante água
• Higienizar as mãos com água e sabão, ou álcool gel regularmente

Vacinação

Anualmente acontecem por todo o Brasil as campanhas de vacinação contra a gripe.
A composição da vacina é atualizada a cada campanha, de acordo com os vírus mais circulantes no período. Por isso é importante vacinar-se todos os anos garantindo imunidade contra novos tipos de vírus.

Tratamento

Ao surgirem sintomas de gripe, resfriado ou rinite, procure seu médico de confiança e não tome medicamentos por conta própria.
A automedicação pode mascarar sintomas, contribuir para o agravamento da doença e dificultar o diagnóstico.

Consulte regularmente o seu médico.