Como se prevenir da dengue

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

A transmissão de dengue apresenta característica de sazonalidade, com início da transmissão a partir do mês de outubro ou novembro e pico de transmissão entre os meses de março e abril, com ondas de aumento do número de casos em intervalos de três a cinco anos.

A ação mais simples para a prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso erradicar os focos de acúmulo de água, que são os locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Portanto, mantenha recipientes como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas devidamente fechados. Não deixe água parada em locais como vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, calhas de telhados, canaletas e outros lugares em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

Lembre-se de que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco. Caso receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre dois e três dias. Por isso, é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Referências:
http://www.dengue.org.br/
http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/zoo/pdf/Plano1112_Intensifica_Dengue_SESSP.pdf
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/flash/cartilha_dengue.html