Cozinha limpa reduz risco de doenças

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Quase metade das ocorrências de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) acontece dentro de casa. Uma das causas é a incorreta higienização de mãos, utensílios e superfícies onde os alimentos são preparados.
 

Segundo o hotsite “Cinco pontos-chave para uma alimentação segura”, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as DTAs são causadas principalmente por bactérias, vírus e parasitas, além de toxinas e produtos químicos como agrotóxicos, presentes em alimentos contaminados. Os sintomas mais comuns são falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais, com ou sem febre, e há registros até de hepatite A.
 

A Anvisa recomenda cuidados simples no cotidiano para evitar as DTAs. Um dos alertas é manter sempre a higiene de mãos, utensílios e superfícies, como bancadas de pia de cozinha e tábuas de corte, que nunca devem apresentar rachaduras, trincas e outros defeitos, pois ali a sujeira se acumula e os micróbios proliferam.
 

No hotsite, a Anvisa diz que “a desinfecção deve ser tão cuidadosa quanto a lavagem das mãos, tendo especial atenção com as condições de higiene e conservação da esponja, pano de pia e pano de prato. Os panos de prato, panos de pia e esponjas devem ser trocados frequentemente. Preferencialmente, deixe os utensílios lavados secarem naturalmente”.
 

Especial atenção deve ser dada à “contaminação cruzada” que pode acontecer, por exemplo, ao se cortar a carne crua em uma tábua e, sem lavá-las, usar a mesma tábua e faca para cortar outro alimento que já está pronto para consumo. O alimento cru contamina os utensílios que, por sua vez, contaminam o alimento já preparado para ser consumido. Por isso, devem ser utilizados utensílios diferentes para cada tipo de alimento para evitar a contaminação.
 

“As carnes cruas, os frutos do mar crus e os vegetais não lavados apresentam naturalmente micróbios patogênicos, por isso eles necessitam de algum tratamento antes do consumo (cozimento ou lavagem). Todavia, esses alimentos podem ser uma importante fonte de contaminação de outros alimentos prontos para o consumo. Essa contaminação (…) pode ocorrer por meio das mãos dos manipuladores ou pelo uso de utensílios – como facas e tábuas de corte – sujos”. Por isso, após manipular alimentos crus, os utensílios e as mãos devem ser bem lavados.
 

Fonte:
http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cinco_pontos/index.htm