Cuidados com a água em nome da saúde

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Quase metade das ocorrências de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) acontece dentro de casa. Uma das causas da contaminação de alimentos pode ser a água, devido a uma inadequada higienização da caixa d’água que abastece a residência.
 

Segundo o hotsite “Cinco pontos-chave para uma alimentação segura”, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as DTAs são causadas principalmente por bactérias, vírus e parasitas, dentre outros. Os sintomas mais comuns são falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais, com ou sem febre, e há registros até de hepatite A.
 

Segundo a Agência, “a água utilizada para a preparação de alimentos deve ser tratada ou de abastecimento público. Nesse último caso, deve-se estar atento às condições de limpeza da caixa d’água”. A Anvisa recomenda uma rotina de limpeza e desinfecção da caixa d’água para evitar a contaminação.
 

1) Feche o registro, retire toda a água da caixa d’água.
2) Feche a saída de água da caixa d’água.
3) Retire a sujeira.
4) Lave as paredes e o fundo da caixa d’água com água e sabão. Os utensílios, como vassoura, escova, rodo e pano, devem ser de uso exclusivo.
5) Abra a saída de água e retire todo o sabão com água corrente.
6) Feche a saída de água.
7) Prepare a solução desinfetante, diluindo 1 litro de água sanitária em 5 litros de água. Esse volume é apropriado para uma caixa d’água de 1000 litros.
8) Espalhe a solução nas paredes e fundo da caixa d’água com uma broxa ou pano. Aguarde por 30 minutos.
9) Enxague a caixa d’água com água corrente, retirando todo o resíduo de desinfetante.
10) Esgote toda a água acumulada.
11) Encha a caixa d’água.
 

Fonte:
http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cinco_pontos/index.htm