Cuidar dos pés pode evitar problemas

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

É dos pés a ingrata e desconfortável missão de sustentar, diariamente, todo o peso do corpo.
Só por esse detalhe, eles já deveriam receber tratamento especial, coisa que raramente acontece – e não à toa, tanta gente reclama de dores ao caminhar, unhas encravadas, calos, bolhas, joanetes. Sem esquecer da famigerada bromidose, mais conhecida como chulé.

Mais do que gerar incovenientes anatômicos, porém, o descaso com os pés pode se transformar em problemas mais difíceis de ser contornados. Com o tempo, o que era apenas um incômodo, muitas vezes creditado à idade (um erro!), passa a afetar o equilíbrio e o andar, causando alterações de coluna, quadris e joelhos.

Por isso, é preciso tratar com carinho dos pés, não só por uma questão de higiene e estética, mas também para a manutenção da saúde geral.
 

Links

Dicas para manter a saúde dos pés
Curiosidades sobre a anatomia dos pés

Dicas para manter a saúde dos pés
 

  • Lave os pés todas as noites com água e sabonete, para evitar que a pele fique irritada e infeccionada. Seque com cuidado, sem esquecer dos espaços entre os dedos e aplique hidratante especial para os pés.
     
  • Periodicamente, procure ir ao podólogo. Ele vai analisar o aspecto geral de cada pé e, se preciso, realizará procedimentos simples como a retirada de calosidades, unhas encravadas e pele ressecada. O podólogo também poderá recomendar uma visita ao dermatologista, caso necessário.
     
  • Corte e lixe as unhas dos pés sempre que elas começarem a crescer. Procure sempre lixá-las de forma reta, sem arredondá-las para os cantos. Isso pode causar unhas encravadas.
     
  • Muitos especialistas recomendam comprar sapatos à tarde, quando os pés estão mais inchados. Assim, é possível prever o quão incômodo um modelo se tornará ao longo do dia. Também não é saudável comprar sapatos maiores ou menores do que o seu número.
     
  • Para as profissionais que precisam usar saltos altos durante o trabalho, uma solução é revezá-los com modelos mais confortáveis na hora de ir e voltar do escritório; além de variar a altura e o formato dos saltos.
     
  • Sempre calce o sapato mais indicado para cada ocasião.
     
  • Troque de meias todos os dias.
     
  • Para evitar micoses, verrugas e outras doenças de pele, sempre que estiver em locais públicos, esteja calçado. Se for usar banheiros e duchas de clubes e hotéis, assim como piscinas, use sandálias de borracha para que não haja contato direto com o chão.
     
  • Procure não usar rasteirinhas o tempo inteiro. A sola sem nenhuma inclinação e muito rente ao solo, que não acompanha a curvatura do arco do pé, pode fazer com que o peso do corpo sobrecarregue os ossos e o calcanhar, causando dores.
     
  • Após os 60 anos, os cuidados devem ser ainda mais intensos. Mas, apesar do envelhecimento, não é normal sentir dores nos pés a partir dessa fase. Uma sugestão é contar sempre com o acompanhamento de um podólogo, marcando consultas a cada seis meses, ou sempre que houver dor.

Curiosidades sobre a anatomia dos pés
 

  • Cada pé possui 26 ossos e mais de 100 ligamentos.
  • Mais de um quarto de todos os ossos do corpo estão nos pés.
  • A pele dos pés tem mais de sete mil terminações nervosas.
  • Em cada pé, há mais de 125 mil glândulas sudoríparas (responsáveis pela produção do suor), superando qualquer outra parte do corpo.

Saiba mais:

– National Health Service (UK): http://www.nhs.uk/livewell/foothealth/Pages/Foothealthhome.aspx