Diversas causas das olheiras

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Predisposição genética, alergias… As olheiras podem ser causadas por vários fatores e ainda serem agravadas por noites mal dormidas, estresse, fumo, álcool e até a menstruação. Mas, apesar de não existir uma solução definitiva para acabar com as indesejáveis áreas escuras abaixo dos olhos, elas podem ser atenuadas.

O primeiro passo para atacar o problema é procurar um dermatologista, que identificará a causa e indicará o melhor tratamento para cada caso, pois existem diversos tipos de olheiras além das que surgem eventualmente por causa de noites mal dormidas.

As de origem genética têm um aspecto arroxeado, que é causado por uma diminuição no fluxo sanguíneo e pelo depósito de um pigmento encontrado no sangue chamado hemossiderina, que fica mais visível devido a pouca espessura da pele na região.

Já o acúmulo de melanina , que também é determinado por uma questão genética e é mais comum nas pessoas com mais de 35 anos, confere à pálpebra inferior um tom acastanhado, que pode ficar mais evidente com a exposição ao sol.

Existem também as olheiras provocadas pelas alergias respiratórias, rinites e a asma, que causam a congestão dos vasos sanguíneos ao redor dos olhos e podem ser agravadas pelo fumo e pela má qualidade de sono que esses problemas podem ocasionar.

Tratamento para olheiras

Se as olheiras não forem devidas a eventuais noites mal dormidas, o que é resolvido com a regularização do sono, existem vários tipos de tratamentos, que podem ser clínico, ambulatorial ou cirúrgico, mas devem sempre ser indicados por um dermatologista.

O primeiro diz respeito ao uso de substâncias clareadoras e descongestionantes e à aplicação de fotoprotetor, que pode prevenir a pigmentação excessiva pela melanina. Já o tratamento ambulatorial pode incluir laser de rubi ou de Nd Yag, luz pulsada, peeling ou drenagem lingática. E o último é a retirada cirúrgica da pele afetada.

Existem também soluções caseiras que podem alcançar um bom resultado, mas temporário. Sãs as compressas com chá-verde ou camomila, que contraem os vasos e atenuam as olheiras provocadas pelo excesso de vascularização.

Referências
http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mulher/mat/2009/04/23/dermatologistas-indicam-tratamentos-eficazes-no-combate-as-olheiras-755400818.asp
http://www.sitemedico.com.br/site/beleza/estetica/6915-cuidados-com-olheiras-e-bolsas-palpebrais
http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/arquivo/olheiras-o-que-fazer/