Hepatites virais, caso grave de saúde

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

As hepatites virais são um caso grave de saúde em todo o mundo segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Elas dividem-se em A, B, C, D e E, de acordo com o tipo do vírus, e provocam inflamação no fígado, podendo ter uma série de desdobramentos.

A hepatite B é uma das mais frequentes: acima de dois bilhões de pessoas já foram infectadas, o vírus é de 50 a 100 vezes mais contagioso do que o HIV. Já a hepatite C afeta de forma crônica 150 milhões de pessoas no mundo e todo ano são registrados 20 milhões de novos casos de hepatite E.

Sobre a hepatite A, a estimativa da OMS é que existam 1,4 milhão de novos casos a cada ano. Para a hepatite D, ou Delta, não há uma estatística mundial. Ela depende da presença do vírus B para infectar uma pessoa e pode causar danos severos no fígado ou formas fulminantes de hepatite em portador de hepatite B crônica.

Segundo o Ministério da Saúde, a evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Os tipos A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite e a pessoa pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Já as causadas pelos vírus B e C e D podem apresentar tanto formas agudas quanto crônicas de infecção.

A médica infectologista Cydia Alves Pereira de Souza alerta para a gravidade da doença. O tipo A, por exemplo, “tem o risco de evoluir para fulminante em bebês e idosos. Já o D é muito grave e comum na Amazônia. A hepatite B tem em torno de 400 milhões de casos crônicos no mundo. O paciente pode ter câncer no fígado antes mesmo de uma cirrose”.

“O vírus da hepatite C tem cinco genótipos diferentes. Dependendo de qual seja o caso, há mais chances de provocar cirrose e evoluir para um câncer no fígado. Além disso, ele resiste cinco meses fora do organismo humano, o que aumenta as chances de contágio. O vírus do HIV, por exemplo, só resiste 45 segundos”, diz a especialista.

Sintomas, diagnóstico e tratamentos das hepatites

De acordo com o Ministério da Saúde, geralmente as hepatites quase não apresentam sintoma. Entretanto, os mais comuns são: cansaço, tontura, enjoo, vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. O diagnóstico é pelo exame de sangue e o tratamento é sempre indicado por um especialista, variando de caso para caso.
 

Formas de contágio dos tipos de hepatite

Hepatite A – feco-oral, por contato entre indivíduos ou por água e alimentos contaminados.

Hepatite B – relações sexuais sem camisinha; da mãe infectada para o bebê (durante gestação, parto ou amamentação); compartilhamento de materiais para uso de drogas e de higiene pessoal (escova de dentes, barbeador, alicates de unha ou outros objetos cortantes); transfusão de sangue contaminado.

Hepatite C – transfusão de sangue contaminado; compartilhamento de materiais para uso de drogas, de higiene pessoal (escova de dentes, barbeador, alicates de unha ou outros objetos cortantes) ou para confecção de tatuagem ou colocação de piercing; da mãe infectada para o bebê durante gestação; relações sexuais sem camisinha.

Hepatite D – relações sexuais sem camisinha; da mãe infectada para o bebê (durante gestação, parto ou amamentação); compartilhamento de materiais para uso de drogas, de higiene pessoal (escova de dentes, barbeador, alicates de unha ou outros objetos cortantes) ou para confecção de tatuagem ou colocação de piercing; transfusão de sangue contaminado.

Hepatite E – feco-oral, por contato entre indivíduos ou por água e alimentos contaminados.

Vacinas contra tipos de hepatite

Atualmente, existem vacinas para a prevenção das hepatites A e B. Não existe vacina contra a hepatite C, D ou E. A vacina contra a hepatite A não faz parte do calendário nacional de vacinação, mas está disponível no SUS para alguns grupos mais vulneráveis. Já a vacina contra hepatite B faz parte do calendário para pessoas até 29 anos. Acima disso, somente para grupos vulneráveis.

Referências:
http://www.aids.gov.br/pagina/o-que-sao-hepatites-virais
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/hepatites_abcde.pdf
http://www.infectologia.org.br
http://www.hepatite.org.br
http://www.hepatite.org
http://www.cdc.gov/hepatitis/#
http://www.emro.who.int/health-topics/hepatitis/