Higienização reduz as DTAs

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Quase metade das ocorrências de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) acontece dentro de casa. Uma das causas são as inadequadas limpeza e desinfecção de frutas, legumes e verduras antes do consumo.
 

Segundo o hotsite “Cinco pontos-chave para uma alimentação segura”, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as DTAs são causadas principalmente por bactérias, vírus e parasitas, além de toxinas e produtos químicos como agrotóxicos presentes em alimentos contaminados. Os sintomas mais comuns são falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais, com ou sem febre, e há registros até de hepatite A.
 

A Anvisa recomenda uma rotina simples para selecionar, lavar e desinfetar frutas, legumes e verduras, começando pelo momento da compra, quando o consumidor deve observar alguns detalhes dos produtos.
 

Segundo a Anvisa, em primeiro lugar, as verduras, legumes ou frutas não estão indicadas para consumo se apresentarem as seguintes condições: “partes, casca ou polpa amolecidas, manchadas, mofadas ou de cor alterada; folhas, talos ou raízes murchas, mofadas ou deterioradas; qualquer alteração na cor, na consistência ou no cheiro característico; excesso ou falta de umidade característica”.
 

Deve-se lavar em água corrente cada folha dos vegetais folhosos (alface, escarola, rúcula, agrião, etc.). Atenção: lave cada folha separadamente, assim como as frutas e legumes também devem ser lavados um a um.
 

Segundo a Anvisa, deve-se “colocar de molho, por dez minutos, em água clorada, utilizando produto adequado para esse fim (água sanitária e outros produtos específicos)”. Para água sanitária, a diluição indicada é de 200ppm (uma colher de sopa para um litro de água). “Para os produtos específicos, utilizar as recomendações do fabricante constantes do rótulo”.
 

Depois de lavar e desinfetar, se for preciso cortar as verduras, legumes ou frutas para a montagem dos pratos, as mãos e os utensílios devem estar bem lavados também antes de entrar em contato com os alimentos. Depois, é só manter sob refrigeração até a hora de servir.
 

Fonte:
http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cinco_pontos/index.htm