O que é a brucelose

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Brucelose é uma doença infecciosa crônica causada por bactérias do gênero Brucella, que possui várias espécies. Cada uma delas tem um hospedeiro preferencial, como cabras, ovelhas, bovinos, suínos e cães. A transmissão para pessoas acontece pelo consumo de leite não pasteurizado ou seus derivados, carne mal passada ou seus subprodutos.

Também se dá pelo contato direto com animais infectados, quando as bactérias da brucelose podem ser aspiradas ou penetrar no organismo através de feridas. A doença não é transmissível de pessoa para pessoa, embora seja possível as mulheres passaram a doença para seus filhos durante o parto ou através do leite materno, explica a médica infectologista Cydia Alves Pereira de Souza

Segundo ela, as pessoas raramente são infectadas pela brucelose pelos seus animais de estimação. Mesmo assim, as pessoas com sistema imunológico enfraquecido devem evitar a manipulação de cães que tenham a doença.

O período de incubação é de uma semana a um mês, sendo que a doença pode se resolver pela ação do sistema imunológico em alguns casos, mas o processo de resolução pode demorar meses ou anos e pode nem acontecer.

Mesmo não sendo agudamente fatal, no longo prazo a infecção diminui bastante a expectativa de vida, produz sintomas crônicos e poder levar a complicações de diversas naturezas, diz a especialista.

Sintomas e diagnóstico da brucelose

Os sintomas são inespecíficos e de duração variável, o que pode levar as pessoas afetadas a ignorá-los e também dificultar a identificação da doença. Alguns deles podem ser confundidos com os de uma gripe comum, alerta a infectologista.

Os mais relevantes são febre, suor noturno, calafrios, tremores, fraqueza, cansaço, inapetência, perda de peso, dores na cabeça, no abdômen e nas costas, pressão baixa e instabilidade emocional. Nos casos mais graves, rins, coração e fígado podem ser acometidos.

Em um quadro clínico tão inespecífico, informações do paciente sobre ingestão de um alimento de origem animal potencialmente contaminado ou contato direto com animais que podem transmitir a doença são informações importante para o diagnóstico, explica a especialista.

A confirmação laboratorial é feita pela identificação dos germes após cultura de amostra de sangue ou de biópsia. Como essa cultura é de crescimento lento, a identificação laboratorial dessas bactérias é demorada, pois leva quatro semanas para crescer uma quantidade suficiente para análise. A detecção de anticorpos específicos por meio de sorologia também pode ser usada.

Prevenção e tratamento da brucelose

Não existe vacina contra a brucelose humana. A prevenção da doença depende diretamente do controle e erradicação da bactéria nos animais. Nesse sentido, são medidas importantes os cuidados com a higiene pessoal, com os utensílios de trabalho, com o preparo e escolha dos alimentos, principalmente da carne e subprodutos e do leite (que deve ser pasteurizado ou fervido) e seus derivados.

Segundo a infectologista, o tratamento da brucelose tem como base a associação de antibióticos e deve ser mantido por seis semanas. Durante as crises da doença aguda, o paciente deve permanecer em repouso e bem hidratado.

Trabalhadores que cuidam de animais ou de seu abate devem ser alertados sobre os riscos da doença. Além disso, o controle da saúde dos animais e a vigilância sanitária sobre o leite e seus derivados são decisivos na prevenção da brucelose, comclui a especialista.

Outras referências:
http://www.mayoclinic.com/health/brucellosis/DS00837
http://www.cdc.gov/brucellosis/

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.