O que é a leptospirose

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

A leptospirose é uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria chamada leptospira. É doença de animais que ocorre no mundo inteiro. Nos seres humanos, ocorre em pessoas de todas as idades e em ambos os sexos, tendo uma evolução benigna na maioria dos casos.

Segundo o infectologista Rogério de Jesus Pedro, a leptospirose é sazonal, pois ocorre com mais frequência nos períodos chuvosos do ano, quando há enchentes, sendo uma doença predominantemente de roedores. Embora o rato seja o portador universal da leptospira, bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose para as pessoas.

Quando o rato se infecta, ele permanece toda a vida eliminando leptospiras na urina. A água é contaminada pelos ratos e quando as pessoas andam nas enchentes, isso permite o contato da pele e das mucosas com as leptospiras, que causam a doença quando penetram no organismo humano.

As leptospiras penetram pelas mucosas, mesmo quando elas não estão lesionadas, e pela pele com lesões. Já a pele íntegra é mais difícil de ser penetrada. Alimentos contaminados e água para consumo consumida contaminada também são fatores importantes de transmissão.

Sintomas

É uma doença muito comum e a maioria dos casos são leves. Os sintomas não são específicos e ela é confundida facilmente com outras doenças, como gripe e dengue. As manifestações iniciais são dor de cabeça, dor no corpo e febre, diz o especialista. Pode ocorrer também vômitos, diarreia e tosse.

Normalmente os sintomas se restringem a esses. Mas podem evoluir para formas graves, com comprometimento do fígado, pulmão, sistema nervoso, além de hemorragias. Nessas condições, a doença se torna extremamente grave, explica o especialista.

Diagnóstico e tratamento

Como os sintomas podem ser confundidos facilmente com os de outras doenças, são necessários exames para a confirmação do diagnóstico. O tratamento é feito inicialmente com hidratação e antibióticos. Anti-inflamatórios ou medicamentos que contenham ácido acetil-salicílico não devem ser utilizados. É importante o tratamento precoce, alerta o infectologista.

Portanto, no caso de febre, dor de cabeça e dores no corpo alguns dias depois de ter entrado em contato com as águas de enchente ou esgoto, deve-se procurar imediatamente um médico.

Depois que a doença está causando insuficiência renal, insuficiência hepática, sangramento, a efetividade dos medicamentos é muito pequena. As formas graves da doença necessitam de tratamento intensivo e diálise para tratamento de insuficiência renal.

Prevenção

Deve-se evitar o contato com a água ou a lama de enchentes ou outros locais que possam estar contaminados com a urina de ratos. Quem trabalha na limpeza de lamas, entulhos e com esgoto deve usar luvas e botas de borracha. Acondicionar e descartar corretamente o lixo, bem como guardar adequadamente alimentos, ajuda no combate aos ratos.

Além disso, deve ser feita limpeza periódica de caixas de água, assim como a sua correta vedação. Água sanitária mata as leptospiras e deve ser utilizada para desinfetar reservatórios de água, locais e objetos que tiveram contato com ratos e água e lama contaminadas. Também é importante lavar bem alimentos que serão consumidos crus, como frutas e verduras.

Outras referências:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/86lepto.html
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vig_epid_novo2.pdf
http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1441

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.