Saúde ocular

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

A saúde dos olhos deve ser observada desde o nascimento, para que se possa prevenir e tratar, o mais cedo possível, os problemas que podem surgir ao longo da vida.

Fatores de risco

Alguns fatores de risco que ameaçam o coração são os mesmos que comprometem a visão. Obesidade, alimentação inadequada e sedentarismo também provocam alterações na retina e na capacidade de enxergar. Glaucoma, por exemplo, caracterizado pelo aumento da pressão ocular, também indica aumento da pressão arterial.

Glaucoma e outras doenças

Esta doença se caracteriza pela diminuição da drenagem do humor aquoso (substância encontrada dentro do globo ocular), o que provoca um aumento da pressão intraocular e causa lesões no nervo óptico. Quando não tratada, pode levar à cegueira.

Surge principalmente a partir dos 40 anos. Por não ter sintomas em sua fase inicial, é importante visitar anualmente o oftalmologista a partir dessa idade, para realizar exames para medir a pressão ocular.

Nossos olhos estão sujeitos também a outras patologistas. Algumas surgem desde cedo, como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.

Outras surgem com a idade, como a presbiopia (vista cansada) e a catarata. Outras são transmissíveis em qualquer idade, como a conjuntivite.

Medidas preventivas

• Não usar colírios sem prescrição médica
• Pessoas que trabalham com computador devem, a cada hora, fazer um intervalo de cinco minutos e manter uma distância de 50 cm do monitor
• Em dias muito secos, realizar compressa com algodão embebido em soro fisiológico gelado sobre olhos, por 15 minutos
• Usar óculos escuros de boa qualidade, com fator de proteção UVA e UVB, diariamente
• Quem usa lentes de contato deve dar atenção especial à limpeza, evitar o uso prolongado e nunca dormir com elas
• Ficar atento às crianças e adolescentes: dor de cabeça e vista cansada podem ser sintomas de dificuldade em enxergar
• Visitar o oftalmologista anualmente