Agosto dourado: amamentar é um hábito saudável

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

A amamentação é uma prática natural, posterior ao parto, e tem a função de nutrir o bebê. A Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, ou seja, fazer com que os nutrientes do leite sejam a base da alimentação do recém-nascido. Além de ser extremamente nutritivo e prevenir uma série de doenças para a criança, a mãe também é contemplada com uma série de benefícios.

O aleitamento materno se faz necessário justamente por melhorar a saúde e o bem estar, tanto do bebê quanto da mulher. O recém-nascido é beneficiado com o fortalecimento do sistema imunológico e com a prevenção de doenças como obesidade e alergias. Já para a mãe, a amamentação facilita o emagrecimento após a gravidez, além de diminuir os riscos de câncer.

Durante a amamentação, é comum surgirem uma série de dúvidas sobre como proceder nesse período, principalmente em relação à alimentação. De acordo com nutricionistas e pediatras, é necessário que as refeições sejam equilibradas, nutritivas e ricas em líquidos, pois a produção do leite materno demanda água e muitos nutrientes. Não existem alimentos que sejam proibidos, a não ser que o bebê sofra alguma reação diante do aleitamento. Nesse caso pode-se suspeitar de alergia a alguma substância presente na alimentação da mulher. Recomenda-se também evitar bebidas alcoólicas, pois elas dificultam absorção de nutrientes no organismo da mãe, além de serem absorvidas pelo bebê, ao ingerir leite materno.

Em alguns casos podem ocorrer dores, principalmente em mulheres que estão sendo mães pela primeira vez. Tais dores talvez se devam ao mau posicionamento da boca do bebê, que deve estar bem aberta, com os lábios virados para baixo e o queixo tocando a mama. Para evitar feridas, recomenda-se usar o próprio leite, espalhando-o na região da aureola após a amamentação.

O aleitamento materno é uma prática tão importante, que a Organização Mundial da Saúde promove uma semana para nos lembrar dos benefícios da amamentação. Ocorre do dia 1 ao dia 7 de agosto. Então vamos aproveitar que a data está tão próxima, para nos conscientizarmos da importância e da naturalidade da amamentação.

Produção de Conteúdo Qualicorp

Abrir