
Muitas mães param de amamentar antes do tempo por acharem que não estão produzindo leite suficiente para o bebê. Entretanto, é raro que a mulher tenha alguma condição de saúde que a impeça de produzir a quantidade ideal de leite. Na maior parte dos casos, o problema está no próprio processo de amamentação e pode ser resolvida seguindo algumas técnicas simples.
Posicionamento correto do bebê na mama – a primeira coisa que você deve levar em conta é que, para garantir a boa produção de leite e proteger o mamilo de machucados, é importante que a criança consiga sugar o seio com facilidade. Para isso, o bebê deve estar bem encostado no corpo da mãe e abocanhar uma grande parte da aréola, aquela parte mais escura do peito em volta do bico. Peça mais orientações ao seu obstetra ou ao pediatra do bebê para aprender a posicionar a criança na mama.
Frequência da amamentação afeta a produção do leite materno – amamentar com frequência também é outra dica para ter bastante leite – quanto mais o bebê mama, mais leite é produzido. A mãe deve oferecer o peito ao filho sempre que ele quiser e amamentar durante a noite. Além disso, nos primeiros seis meses de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente com leite materno, a não ser em casos especiais sob recomendação médica.
Nervosismo afeta a produção do leite materno – outra coisa que você deve considerar é que a insegurança e o nervosismo também podem prejudicar a produção de leite. Amamentar em um local tranquilo e confortável e colocar música relaxante podem ajudar a reduzir o estresse. Outros fatores que podem diminuir o volume de leite materno incluem fumar, tomar bebidas alcóolicas e o uso de certos medicamentos.
Como saber se o bebê está recebendo leite materno suficiente
Para se certificar de que o bebê está mamando bem, é preciso observar se ele:
- Recupera o peso do nascimento com duas semanas de idade e continua ganhando peso;
- Mama pelo menos oito vezes por dia durante pelo menos 10 minutos;
- Está fazendo cocô amarelo a partir do quinto dia de vida;
- Urina pelo menos seis vezes por dia.
Conteúdo de Parceiro Qualicorp
