51% deles ainda deixam a saúde em segundo plano

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Símbolo do Sexo Masculino

Hoje, 15 de julho, comemora-se o Dia Nacional da Saúde do Homem. A data foi criada em 1992 a fim de chamar atenção para os cuidados com a saúde masculina e também combater o sexismo e promover a igualdade de gênero. Já no ano de 2008, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional da Saúde do Homem.

Os homens vivem em média sete anos a menos do que as mulheres. De acordo com último o IBGE, grande parte das causas de óbito entre o sexo masculino é atribuída a fatores externos, como acidentes e violência, que correspondem a 36,4% dos óbitos. Problemas no aparelho circulatório estão em segundo lugar, somando 17,7% das causas de morte.

Problemas cardíacos tendem a aparecer com mais frequência em pessoas com antecedentes na família. Tabagismo, diabetes e obesidade também podem ser considerados fatores agravantes. Taquicardias, fadigas, cansaços frequentes e ansiedade podem ser considerados sintomas de problemas circulatórios. Pulsação irregular é um sintoma mais grave, podendo indicar um possível ataque cardíaco.

Outro inimigo da saúde dos homens é o câncer, principalmente o de próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, são estimados em média 61 mil novos casos em 2016. A próstata é um pequeno órgão localizado abaixo da bexiga e é responsável por parte da produção do sêmen. O câncer de próstata é uma doença predominante em homens mais velhos, vitimando, principalmente aqueles acima dos 65 anos. É geralmente assintomático, por isso é recomendado fazer o exame de toque retal anualmente.

Mudanças no sistema de saúde, que visem facilitar e ampliar o acesso dos homens a exames e serviços hospitalares, são realmente necessárias. A maior atitude, porém, deve partir dos próprios homens. A ideia central que originou o Dia Nacional da Saúde do Homem está na mudança de paradigmas, trata-se principalmente da transformação da percepção popular diante da saúde masculina. Deve-se tornar os serviços de saúde acolhedores aos homens, os homens, por sua vez, devem se considerar integrados a esses serviços, assim como ter um olhar sensibilizado ao próprio bem estar.          

Consulte seu médico e faça exames com regularidade, que são necessários para a detecção precoce de doenças. Além disso, os cuidados básicos e gerais também devem ser consolidados na sua rotina: mantenha uma alimentação saudável e balanceada, pratique atividades físicas, evite substâncias como álcool e tabaco, e principalmente, mantenha-se atento ao equilíbrio de sua saúde mental, dormindo bem e dedicando parte do seu tempo a atividades de lazer.  

Produção de conteúdo Qualicorp

Abrir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.