9 benefícios do Pilates para a saúde

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A prática é oferecida tanto em estúdios destinados somente a essa atividade como em muitas academias de ginástica

Cada vez mais popular, o Pilates é uma atividade física que traz vários benefícios à saúde. Por ser um treinamento diferente da tradicional musculação, com o tempo ganhou a atenção daqueles que não gostam de musculação, mas querem se exercitar e manter os músculos tonificados.

De acordo com o educador físico Eric Haddad, diretor técnico do Instituto do Movimento EVOMOVE, o Pilates se encaixou muito bem para quem convivia com dores pelo corpo, pois é uma forma que, se feita em um ambiente controlado e supervisionado por um profissional, proporciona segurança e melhora aos problemas.

“O Pilates é indicado para todos, pois desenvolve determinados movimentos e características fisiológicas que precisamos para viver bem. Um exemplo disso é a capacidade de controlar os movimentos com força lenta, controlando o peso do próprio corpo, principalmente na modalidade que utiliza o solo executar os exercícios”, explica o especialista.

Haddad conta que atualmente a grande procura pelo Pilates não é caracterizada por faixa etária, e sim por um perfil de pessoas que optam por uma atividade regular com curto tempo de duração, que seja segura e orientada, além de proporcionar benefício estético e melhora do movimento no dia a dia.

Benefícios do Pilates para a saúde

  • 1. Alivia o estresse
  • 2. Aumenta a flexibilidade
  • 3. Tonifica os músculos
  • 4. Fortalece a região abdominal que, quando forte, ajuda a prevenir dores nas costas
  • 5. Melhora o equilíbrio
  • 6. Corrige problemas posturais
  • 7. Ajuda a tratar dores crônicas
  • 8. Colabora para aliviar tensões
  • 9. Proporciona mais segurança muscular para as atividades normais do dia a dia

“É fundamental praticarmos atividades que atendam às necessidades da estrutura do nosso corpo como seres humanos. As lesões por exemplo, quando aparecem em meio à atividade escolhida, podem ocorrer por diversos fatores, porém, é preciso estar atento, independentemente do tipo de atividade escolhida”, explica o educador físico. “É preciso sempre optar por atividades que não exponham a pessoa a um nível de fadiga excessivo por grande quantidade de tempo”, finaliza.

Revisão técnica

  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

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