Carboidratos: saiba como reduzir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Conhecido como o grande inimigo da balança, o carboidrato não é este vilão que se pinta por aí. De forma geral, os carboidratos não devem ser evitados, e, sim, consumidos com moderação. A ressalva é com relação à qualidade e quantidade destes alimentos.

Isto porque, nem todo mundo sabe, há dois tipos deste grupo alimentar essencial para o bom funcionamento do organismo: os carboidratos simples, cuja absorção é rápida, gerando pico de glicemia (açúcar) no sangue, e os complexos, digeridos mais lentamente, sem alta liberação de insulina.

Mas, na prática, são bons? Ruins? Quais são estes alimentos?

Para tirar estas dúvidas e ainda dar dicas saudáveis de como diminuir e melhorar o consumo de carboidratos, Coração & Vida conversou com a nutricionista do Instituto do Coração (InCor), Anna Carolina Di Creddo. De acordo com a especialista, de 50% a 60% do valor calórico total de uma dieta deve ser proveniente de carboidrato. Mas a prioridade de consumo deve ser dos chamados complexos, ricos em fibras, vitaminais e minerais.

Por apresentarem tais características nutricionais, os carboidratos complexos também auxiliam no funcionamento intestinal, ajudam a controlar a glicemia e os níveis do colesterol no sangue. Além disso, por conta das fibras, são digeridos mais lentamente e, consequentemente, não demandam alta liberação de insulina – o que promove saciedade por mais tempo. São exemplos de carboidratos complexos: tubérculos, como batata doce e inhame, grão de bico, frutas e feijão.

Já os conhecidos como simples, são rapidamente absorvidos pelo organismo, gerando pico de glicemia (açúcar) no sangue. Isso faz com que o hormônio insulina seja liberado em grande quantidade para retirar o excesso de açúcar da corrente sanguínea – o que está diretamente relacionado com o acúmulo de gordura corporal. São exemplos de carboidratos simples: pães, salgados em geral, biscoitos, farinha branca, arroz branco etc.

Mas é possível fazer escolhas mais saudáveis e diminuir o consumo. Se há exagero no consumo de pão, por exemplo, é possível substitui-lo por consumo moderado de tapioca. Não gosta ou está em uma dieta mais restritiva? Opte, então, pelo cuscuz. O consumo de arroz branco ou até integral pode ser diminuído com o acrescimento do purê de mandioquinha. Massas com farinha integral, batata-doce, mandioca, inhame e banana também podem entrar no cardápio. “Mas, claro, tudo com moderação”, enfatiza a especialista.

E para quem quer emagrecer de forma saudável, o indicado é reduzir o valor calórico total da dieta. De acordo com o guia alimentar ‘A Pirâmide dos Alimentos’, a recomendação é que um adulto consuma de 5 a 9 porções de carboidrato por dia. Uma porção equivale, por exemplo, a uma batata média ou a quatro colheres de sopa de arroz (prefira o integral).

Portanto, manter uma alimentação equilibrada, com moderação e sem restrições, é importante. “Dietas que excluem algum grupo alimentar são desbalanceadas e podem levar à perda de peso de forma não saudável”, diz a nutricionista.

Revisão técnica

  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

Abrir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 16 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.