Os benefícios do vegetarianismo e veganismo

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Cada vez mais tem se levantado questionamentos sobre a necessidade de um tratamento ético aos animais. A partir de tais questionamentos surgem hábitos e estilos de vida, como o vegetarianismo e o veganismo, que visam diminuir e até abolir a exploração dos animais para consumo humano.

O vegetarianismo é basicamente um estilo alimentar que exclui o consumo de carnes. Existem vários tipos de dietas vegetarianas, que se diferenciam, principalmente, em relação ao consumo de derivados. Algumas são mais flexíveis e agregam o consumo de alimentos feitos a partir do leite, ovos e mel. Outras são mais rígidas e rejeitam qualquer tipo de derivados. Estas correntes são comumente confundidas com veganismo, embora veganos de fato não comam nenhum alimento de origem animal, trata-se de duas coisas diferentes.

O veganismo é um movimento e estilo de vida que prega o fim da exploração dos animais pelo homem. O vegano não se limita apenas a se alimentar estritamente de vegetais, mas sim rejeita qualquer produto onde durante a produção tenha sido utilizado alguma matéria prima de origem animal. Dessa forma, ao se estender para além da dieta, o veganismo boicota coisas como roupas feitas de couros e peles, e cosméticos que foram testados em animais.

Além da ética com os animais, vegetarianos e veganos também argumentam que o consumo de carne é prejudicial à saúde e ao meio ambiente. A saúde humana é agredida, pois os animais criados para consumo industrial ingerem grandes quantidades de hormônios para acelerar o crescimento, o que torna a sua carne mais gordurosa, além do fato de acabarmos ingerindo indiretamente esses hormônios. Há também o surgimento das superbactérias, provenientes das altas quantidades de antibióticos que os animais ingerem para não adoecer. Já os impactos ao meio ambiente se dão pela grande de água que é usada e também poluída na produção de carne. Além disso, há uma grande quantidade de vegetação que vem sendo devastada para dar lugar ao pasto.

Porém, é válido lembrar que, na adesão de uma dieta vegetariana, é recomendável o monitoramento de um nutricionista. Com a diminuição das proteínas e do ferro provenientes da carne, deve-se dar uma atenção maior a determinados vegetais, como os grãos e as folhas escuras.

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