Planejamento e treino evitam os riscos de lesões

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Quando vemos esportistas brilhantes, muitas vezes nos esquecemos do trabalho árduo que não envolve apenas o atleta, mas também uma equipe de profissionais, disposta a doar todo o seu comprometimento em prol do melhor desempenho.

Para saber mais detalhes, consultamos o preparador físico Josué Moraes Filho e a fisioterapeuta Vanessa Alves Leite. Ambos são profissionais do Instituto Reação, que é um projeto que visa a inclusão social de crianças da periferia por meio do judô, e que formou a medalhista Rafaela Silva. Eles falaram um pouquinho sobre as lesões e a preparação dos grandes judocas. Além disso, também deram algumas dicas para quem quer começar a praticar atividades físicas.

Qualicorp Explica: Existem modalidades esportivas que apresentam um risco maior de lesionar? E qual modalidade seria mais adequada pra quem quer evitar se machucar?

Sim. Nas modalidades de esportes de combate, devido ao contato direto entre os atletas, o risco de lesões é maior. Modalidades em que esse contato é menor, ou inexistente, apresentam um risco menor de lesões por trauma. No entanto, os riscos existem em todos os esportes e precisamos de um bom trabalho de preparação para que os atletas possam ter o desempenho máximo, porém reduzindo as chances de se lesionarem. As modalidades com menor risco de lesões: corrida, natação e ciclismo.

Qualicorp Explica: Atualmente existe o rótulo “atleta de fim de semana”, usado para se referir de forma pejorativa a quem pratica atividades físicas sem uma rotina organizada. Essas pessoas estão mais expostas a lesões e distensões? Como evitar esses acidentes?

De um modo geral, os chamados “atletas de fim de semana” praticam atividades físicas de modo irregular, e muitas vezes sem supervisão profissional, estando assim mais suscetíveis a lesões. Para evitar ou diminuir as chances de se lesionar, é fundamental que o praticante se prepare ao longo da semana para suportar a intensidade do esporte escolhido. Esta preparação deve ter continuidade permitindo que o “atleta de fim de semana” possa se divertir por muitos fins de semana.

Qualicorp Explica: Quais são os tipos de lesão mais comuns entre os judocas?

São as lesões por trauma. Dependendo da gravidade é necessário o afastamento dos treinamentos, principalmente quando ocorrem nos joelhos e ombros. Já as lesões nas extremidades, como mãos e pés, não necessitam de afastamento.

Qualicorp Explica: Existem grandes diferenças entre o acompanhamento físico dedicado a lutadores de judô e para atletas de outras modalidades?

Sim, existem. Por exemplo: é muito importante o fortalecimento da região do Quadril (CORE), que ajuda o atleta a manter uma base mais forte, reduzindo o risco de lesão. Como no judô nós temos 7 categorias de peso, existem necessidades específicas para cada atleta. Cada um possui características próprias, que devem ser trabalhadas individualmente. Por exemplo: os atletas mais leves possuem mais velocidade, enquanto os mais pesados, força pura.

Qualicorp Explica: Em tempos de jogos olímpicos, como conciliar o aumento no ritmo dos treinos e, ao mesmo tempo, evitar sobrecargas e lesões?

A preparação de um atleta para grandes competições, como os Jogos Olímpicos, é feita ao longo de anos, através de um planejamento e do trabalho integrado da equipe multidisciplinar. Os treinamentos técnicos, físicos e os períodos de descanso são organizados para permitir o máximo de performance, com adequada recuperação do organismo.

Produção de Conteúdo Qualicorp

Abrir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.