Prevenindo e combatendo a calvície

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

A calvície, ou alopecia androgenética, se caracteriza pela perda gradual e progressiva dos cabelos por motivos hereditários. Trata-se de um problema predominantemente masculino. De acordo com a Sociedade Brasileira para Estudo do Cabelo (SBEC), a calvície atingirá em torno de 10% dos homens entre 20 e 30 anos. Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) complementam: cerca de metade da população masculina mundial perderá cabelo até os 50 anos.

Muitos acreditam que o processo de queda do cabelo é natural de acordo com o avanço da idade. Tal pensamento é um erro. O que ocorre é que, hormônios masculinos como a testosterona, se ligam a receptores que ficam nos pelos, levando a miniaturização dos fios em pessoas com predisposição genética.

É preciso saber diferenciar calvície e queda de cabelo. A primeira tem motivação hereditária, já a segunda é causada por múltiplos fatores, como estresse, falta de sono, doenças e até mesmo certos penteados que agridem o couro cabeludo. Dessa forma, o diagnóstico deve ser feito com um dermatologista, que determinará se a queda se deve a questões pontuais, ou se foi motivada pela genética.

Por ser determinada pela hereditariedade, há muito pouco que se possa fazer para prevenir a doença. Porém o tratamento aplicado precocemente pode desacelerar e até disfarçar os sintomas da doença. É recomendável que ainda na juventude, os filhos de pais calvos saibam em qual idade seus familiares começaram a apresentar os sintomas da calvície, e já comecem o tratamento alguns anos antes.

O tratamento é geralmente feito a base de xampus e loções especializadas. Se for do interesse do paciente e com a devida supervisão médica, é possível aderir a medicação oral, que apesar do que dizem, não causa disfunção erétil, porém de fato gera uma diminuição da libido. Em casos mais avançados, pode-se recorrer ao transplante capilar.

A calvície de fato é um problema que assusta boa parte dos homens, muitas vezes afetando diretamente a sua autoestima. Por isso, a melhor maneira de lidar com a calvície talvez seja conhecer as suas causas e sintomas, atitude que tornará mais prática convivência com a queda gradual de cabelos.

Produção de Conteúdo Qualicorp

Abrir