Dia do Farmacêutico

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Dia do Farmacêutico - Qualicorp

O Dia do Farmacêutico foi instaurado em 20 de janeiro, como uma maneira de agradecer aos milhões de especialistas que trabalham silenciosamente nos bastidores da saúde, para levar à população melhor qualidade de vida.

Como uma forma de homenageá-los, a Qualicorp irá te ajudar a entender a história desta data.

A criação de uma data especial

No que diz respeito ao Brasil, o Dia do Farmacêutico é celebrado anualmente em 20 de janeiro, como uma espécie de homenagem aos profissionais que atuam incansavelmente para promover saúde e bem-estar aos cidadãos.

A ideia surgiu com Oto Serpa Grandado, renomado profissional do ramo, enquanto realizava uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos. Já no ano de 1941, seu levantamento era de que inúmeras profissões possuíam uma data voltada para sua comemoração e que o mesmo não ocorria com a farmácia.

Foi apenas em 2007, cerca de 66 anos depois, que o Conselho Federal de Farmâcia decidiu reconhecer esta data como algo marcante dentro do calendário brasileiro.

Além disso, somente três anos depois, já no ano de 2010, o Dia Nacional do Farmacêutico foi sancionado em Lei, tendo sua celebração atrelada ao aniversário da Associação Brasileira de Farmácia, que existe desde 1916 em terras verde-amarelas.

Com isso, dois eventos importantes foram unidos e conciliados, gerando ainda mais valor para uma comemoração que deveria ter sido reconhecida e celebrada inúmeras décadas atrás. Apesar disso, a importância do momento não foi diminuída e a demora só serviu para reforçar o quanto a farmácia deve ser agraciada ano após ano.

A Qualicorp comemora com você!

A Qualicorp decidiu celebrar o Dia do Farmacêutico com você, que trabalha arduamente para levar qualidade de vida para outras pessoas.

Veja a mensagem que deixamos para você nas nossas redes sociais!

Entenda a profissão de farmacêutico

Antigamente, o farmacêutico era conhecido como boticário, o responsável por produzir e vender uma série de medicamentos, xaropes e compostos que tinham o objetivo de curar.

No entanto, com o passar dos séculos, esta carreira evoluiu e os ingredientes naturais foram substituídos por outros compostos e fármacos, demandando de indivíduos treinados e habilitados para sintetizarem estes produtos com segurança e apoiados em conceitos científicos comprovados.

Diante de um cenário como este, sua função é atuar na elaboração dos medicamentos, mas não apenas deles. Cabe ao farmacêutico agir também na produção de itens relacionados a cosméticos e beleza, dada à importância de conhecer bem suas consequências no corpo humano.

Principais áreas de atuação

Como se pode imaginar, os farmacêuticos possuem uma área de atuação bem ampla, seja ela no segmento privado ou no público. Dessa maneira, o indivíduo que tem esta formação pode prestar seus serviços em diferentes setores, como é o caso de:

  • Atuar em hospitais e postos de saúde;
  • Lidar com institutos de pesquisas;
  • Se responsabilizar tecnicamente por laboratórios de análises clínicas;
  • Atuar na vigilância sanitária;
  • Trabalhar em farmácias e drogarias, na chamada Farmácia Clínica;
  • Realizar a educação médica, ensinando como alguns medicamentos complexos atuam e devem ser utilizados;
  • Administrar medicamentos para tratamentos de carcinomas, na Farmácia Oncológica;
  • Realizar testes voltados para casos policiais, como perito criminal;
  • Criar medicamentos para animais, com abordagem direta para o âmbito veterinário.

Contrate de plano de saúde para você 

Afinal, a saúde com os medicamentos certos, começa com o suporte adequado e isso nós garantimos. Estamos te esperando!

Simulador de planos