10 maneiras de comer melhor neste verão

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

O verão é a estação certa para ignorar comidas pesadas e os excessos. O recado vem dos nutricionistas, muito taxativos quanto aos hábitos alimentares que todos devemos ter durante a temporada mais quente do ano.

“E isso não se deve ao fato de muitos quererem fazer dieta para entrar em forma, não. Comer menos e apostar em alimentos leves e em boas combinações de sucos e frutas é uma questão maior, de saúde e bem-estar”, diz a nutricionista Paola Ladeira Pinho, de Santos (SP).

Há muitos motivos, de fato, para adorar o verão – dos dias mais claros e longos até a disposição para as atividades ao ar livre. Aproveitar a estação para optar por alimentos saudáveis, frescos e integrais e as formas de consumi-los é outra boa ideia.

Para celebrar a chegada dessa temporada, então, a nutricionista ajudou o Coração & Vida a selecionar dez dicas que devem ser palavras de ordem para o verão que se aproxima.

1. O ideal, durante o verão, é fazer refeições menores e mais leves por mais vezes ao dia – de quatro a seis porções, entre café da manhã, um lanche leve, almoço, lanche da tarde, jantar e até uma fruta como “ceia”.

2. Anote as boas pedidas para o café da manhã ou o lanche da tarde: iogurtes desnatados, pães integrais, frutas, frutas secas, cereais com leite desnatado, queijos magros. Todos sustentam e são leves.

3. Para as refeições principais, o melhor é preferir as carnes magras, verduras, legumes e cereais integrais. Alimentos grelhados – sem acompanhamento de molhos ou feitos em modos como milanesa, claro – são as melhores opções. A refeição pode começar com uma salada verde e seguir com um prato de peixe ou frango com legumes no vapor e arroz, por exemplo.

4. Frutas, verduras e legumes são alimentos que fornecem uma grande quantidade de água e nutrientes – e, além disso, são digeridos e absorvidos mais rápido pelo corpo. Além disso, contêm fibras, que dão sensação de saciedade e ajudam no funcionamento do intestino. Por isso, aposte firme neles.

5. O verão traz as reuniões com amigos, mas também vilões tentadores. Os petiscos, como espetinhos de camarão, empadinhas, bolinhos consumidos com cerveja etc., são alimentos gordurosos e não combinam em nada com as altas temperaturas no que diz respeito à boa digestão.

6. Na hora da sobremesa, as frutas são imbatíveis mesmo. Vale apreciá-las ao natural, em receitas como saladas com frutas variadas ou escolher as mais suculentas, como melão ou melancia, servidas em fatias ou cubinhos.

7. É óbvio que os sorvetes sempre aparecem no verão. O melhor seria escolher aqueles de palito e à base de frutas, que são porções menos cremosas e menos calóricas.

8. É sempre bom, no verão, evitar consumir qualquer bebida junto com as refeições. Pode parecer refrescante na hora, mas isso dificulta a digestão e complica o trato gástrico.

9. Evitar bebidas alcoólicas também é o ideal na estação mais quente – mas se é justamente ela que pede uma caipirinha, poxa… Nesse caso, é melhor tentar consumir os drinques com bastante gelo e intercalar com água. Assim, a água ajuda na hidratação do organismo.

10. É preciso tomar muito cuidado com os alimentos no verão, já que a proliferação de bactérias se dá principalmente nas temperaturas entre 5°C e 25°C. Então é importante deixar os produtos sempre na geladeira ou no freezer, longe da temperatura ambiente, e, ao comer fora, procurar bares, restaurantes e quiosques que não exponham os alimentos ao calor.

Revisão técnica

  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

Abrir