Alimentação na pandemia, como ela pode ajudar?

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Mãe e filha cortando legumes, ao lado, texto: Alimentação em tempos de pandemia: tudo o que você precisa saber.

A pandemia da COVID-19 já faz parte da nossa realidade há mais de um ano. Nesse meio tempo, diversos profissionais e organizações de saúde têm buscado alternativas para prevenir e combater o vírus. Entre os cuidados básicos que devem ser tomados por toda a população, estão o uso de máscara, isolamento social e higienização constante das mãos. Mas além disso é preciso incluir uma alimentação saudável, porque ela é capaz de deixar o organismo mais forte, aumentando as suas barreiras de defesa. A seguir, veja como a alimentação na pandemia pode ajudar na luta contra a COVID-19.

Existem alimentos que previnem a COVID-19?

Um e-book organizado pela Secretaria de Saúde Pública do Pará, com a colaboração de diversas nutricionistas, evidencia que nenhum alimento é capaz de prevenir ou combater a COVID-19 de forma isolada.

No entanto, uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes como a vitamina C, vitamina D, vitamina E, zinco e ácido fólico, por exemplo, é capaz de fortalecer o sistema imunológico.

Na prática, isso significa que essas substâncias atuam aumentando a capacidade do organismo de combater agentes invasores, como o próprio Coronavírus.

Assim, pessoas que tem mantido uma alimentação equilibrada na pandemia, priorizando alimentos naturais, rica em frutas, verduras e legumes e evitando os produtos industrializados, estão tornando o seu corpo mais apto para lutar contra o vírus caso venham a contraí-lo.

Quais alimentos consumir?

A dúvida fica em como colocar na prática essa alimentação saudável na pandemia, para que ela fortaleça o sistema imunológico, ou seja, quais alimentos priorizar nesse momento em que conquistar uma imunidade forte é tão importante – não apenas para prevenir a COVID-19, mas outras doenças, evitando precisar de atendimento médico e hospitalar.

Entre os alimentos que mais contribuem nesse sentido estão os seguintes:

  • Frutas cítricas, como o limão e a laranja: são ricas em vitamina C, um dos principais nutrientes fortalecedores da imunidade e com grande propriedade anti-inflamatória.
  • Peixes, como a sardinha, salmão e atum: tem uma alta concentração de ômega-3, um ácido graxo que regula as células de defesa do organismo.
  • Oleaginosas, como nozes e castanhas: são ricas em zinco, um mineral que age diretamente na ativação dos linfócitos T, células importantes do sistema imune.
  • Alho: contém uma substância chamada alicia, que combate diretamente a proliferação de vírus, bactérias e outros agentes invasores. Além disso, também reduz a resposta inflamatória do organismo e ativa a resposta imune.
  • Iogurte natural: possui em sua formulação bactérias boas que equilibram a flora intestinal, potencializando a absorção de outros nutrientes e também regulando a resposta do sistema imunológico.

É fácil perceber que essa alimentação saudável, capaz de deixar o organismo mais protegido, não envolve alimentos específicos e que já não façam parte do dia a dia da maior parte das pessoas. Por isso, a questão é realmente priorizar esses alimentos que todos já sabem que são saudáveis.

É necessário suplementar?

A suplementação de vitaminas só é recomendada com orientação médica.

Não adianta consumir vitamina C em excesso, por exemplo, porque todo o excedente pode causar outros problemas. Assim, é importante procurar um nutricionista que vai solicitar os exames adequados e, a partir daí, verificar a necessidade ou não de suplementação.

Quais alimentos evitar?

Se, por um lado, existem alimentos que devem ser priorizados, por outro, também existem aquelas opções que é melhor evitar. A ciência já comprovou que uma alimentação com excesso de gordura, açúcar, sódio e produtos industrializados pode ativar processos inflamatórios, deixando o sistema imunológico sobrecarregado. Assim, diante de um agente invasor como a COVID-19, a sua atuação será mais limitada.

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Segunda a sexta: 7h às 21h
Sábados: 8h às 14h

Segunda a sexta: 7h às 17h

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.