Como relaxar. Veja mais dicas simples para aliviar o estresse

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Texto: Como relaxar. Ao lado, homem sentado sorrindo com os olhos fechados e as mão envolta da cabeça. segurando-a.

Você tem se sentindo cada vez mais ansioso e estressado? De fato, o contexto atual ocasionado pela pandemia tem impedido que a gente encontre formas de como relaxar.

Diante das incertezas em relação ao futuro, a mente tende a ficar cheia de medos e conflitos. Tudo isso acarreta malefícios não apenas ao emocional, como também chega ao nosso corpo físico através de dores.

Mais do que nunca, precisamos buscar alternativas para relaxar e conquistar mais qualidade de vida. E como fazer isso na prática?

A seguir, você confere algumas alternativas de como relaxar e ter mais bem-estar.

Relaxar é preciso

Cada vez mais cresce o número de pessoas que sofrem de estresses. De acordo com dados da OMS – Organização Mundial da Saúde, estima-se que 90% da população mundial esteja estressada, apresentando sintomas que vão desde irritação, dificuldade de concentração, cansaço excessivo, dificuldade de dormir, entre outros.

Agora vamos refletir: como uma mente que está agitada o tempo todo consegue ter discernimento para tomar decisões assertivas e fazer a vida fluir com mais naturalidade?

É impossível, não é mesmo? Além de tornar as nossas percepções nubladas, o estresse também afeta o nosso físico, ocasionando dores musculares, principalmente na região dos ombros e costas, tontura, dores de cabeça e até queda de cabelo.

Mas como sair dessa situação de caos causada pela ansiedade e estresse? Relaxando! Afinal, relaxar é preciso e a gente precisa encontrar formar e técnicas de relaxamento.

Só assim poderemos ter uma vida mais estável física e emocionalmente.

Dicas para relaxar e ter mais equilíbrio

Quer saber como relaxar? Confira a seguir algumas dicas simples que você pode começar hoje mesmo e outras alternativas que visam melhorar o bem-estar e combater o estresse.

1 – Faça exercícios de respiração

Você sabia que respirar errado tenciona os músculos e favorece os sintomas do estresse? Nós ocidentais não temos o hábito de trabalhar a respiração através do diafragma, feita através do abdômen e não da região peitoral.

Por isso, a forma mais efetiva e rápida para você relaxar é fazer exercícios de respiração que possibilitem a entrada e saída de oxigênio. Respire profundamente enchendo a barriga de ar e solte devagar. Repita até começar a se sentir mais calmo.

2 – Pratique yoga e meditação

Alinhados à respiração, estão também atividades como yoga e meditação. Através de exercícios de postura utilizando o corpo, a mente passa a se tornar mais calma.

Isso porque, tanto a meditação quanto a yoga trabalham o foco no presente. Tudo o que nós temos é o momento atual, então, é ali que devemos manter o nosso foco de atenção, e não no passado e nem no futuro, que só faz aumentar a nossa ansiedade.

Existem canais no Youtube com aulas completas de yoga e meditação guiada, que é perfeita para quem está começando.

3 – Busque playlist de relaxamento

Existem diversos estudos científicos que já comprovaram o poder da música em nosso cérebro. Alegria, coragem, entusiasmo, tristeza, aumentar a concentração, relaxamento etc. São alguns dos efeitos que a música tem, claro, de acordo com cada gênero.

A Weightless, do grupo Marconi Union, foi comprovada como sendo a música mais relaxante do mundo. Após uma experiência utilizando Weightless realizada pelo Radox Spa com a empresa de neuromarketing Mindlab, apontou que a música do Marconi Union tem efeitos tranquilizantes.

Ouça Weightless para relaxar e procure também por playlists de relaxamento nas plataformas de streaming e YouTube.

4 – Escolha um momento para não fazer nada

Diariamente, nem que seja por 20 minutos, você deve ficar em conexão com você mesmo. Escolha não fazer nada durante esse período, pode ser antes de dormir. Pare, feche os olhos, respire e não se identifique os pensamentos. Deixe que eles passem como nuvens.

Este artigo foi útil para você? Veja outras dicas de relaxamento aqui.

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