Dia Mundial do Diabetes: como se prevenir

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Dia Mundial do Diabetes: como se prevenir

A Federação Internacional de Diabetes estima que há 415 milhões de pessoas com diabetes no mundo, e que, se as tendências persistirem – como um estilo de vida ruim, com maus hábitos alimentares e sedentarismo – esse número deve saltar para 642 milhões até 2040. Veja agora mais sobre a doença e como prevenir o diabetes

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, é uma forma de alertar a população para a prevenção e diagnóstico precoce da doença, já que ela costuma ser assintomática de início. Dessa forma, quando as pessoas descobrem, muitas vezes já estão com complicações crônicas. Saiba o que o diabetes pode causar quando não controlado e como evitar os fatores de risco para a doença.

Consequências de um diabetes não controlado

Quando a taxa de açúcar no sangue (glicemia) está mais alta do que deveria, caracterizando o diabetes, os sinais e sintomas iniciais podem ser:

  • Desânimo;
  • Cansaço;
  • Vontade de urinar durante a noite;
  • Muita sede;
  • Infecções ginecológicas, principalmente candidíase;
  • Infecções urinárias de repetição;
  • Perda de peso;
  • Visão embaçada;

Com a progressão da doença, podem surgir os seguintes problemas:

  • Enrijecimento das artérias, chamada de aterosclerose, levando ao risco de infartos;
  • Formigamento nos pés e perda da sensibilidade;
  • Retinopatia diabética, que pode causar perda de visão;
  • insuficiência renal, quando os rins perdem a capacidade de exercer as funções básicas, como filtrar as toxinas do sangue.

Como prevenir o diabetes?

O diabetes pode se manifestar de duas formas: o tipo 1 e o tipo 2.  No primeiro, a causa ainda é desconhecida, mas pode ter razões hereditárias. O pâncreas de quem tem diabetes tipo 1 não consegue produzir insulina o suficiente para manter a glicose no sangue em valores normais, pois as células sofrem de destruição autoimune.

o diabetes tipo 2 está diretamente relacionado a condições de saúde como sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados e hipertensão. Dessa forma, para prevenir o desenvolvimento da doença, é indicado:

  • Manterhábitos alimentares saudáveis, com ingestão de verduras, legumes e frutas;
  • Reduzir industrializados, sal, açúcar, gorduras e carboidratos refinados;
  • Manter o peso controlado;
  • Evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas;
  • Praticar ao menos 30 minutos de atividades físicas diariamente.

Estes comportamentos saudáveis são bons hábitos não apenas para afastar as chances de desenvolver diabetes, mas para prevenir os fatores de risco evitáveis de outras doenças crônicas, como o câncer.

Constância no tratamento do diabetes é fundamental

Para aqueles que já possuem a doença, o tratamento do diabetes exige constância e mudança de hábitos. Cerca de 80% dos diabéticos estão acima do peso, e, quanto maior o peso, maior é a dificuldade de os remédios agirem. Também é importante ter alguns cuidados com a alimentação, como:

  • Reduzir as porções e a frequência dos carboidratos na dieta;
  • Cortar os açúcares refinados;
  • Usar produtos diet;
  • Não exagerar na ingestão de frutas, pois também contêm índice glicêmico.

Praticar atividade física é de extrema importância, mesmo que seja apenas uma caminhada. Em muitos casos são necessárias medicações, que sempre devem ser indicadas por um médico e dependem da análise individual do paciente.

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