Dicas para prevenir o câncer de pele

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Dicas para prevenir o câncer de pele

O verão é uma das estações mais amadas e aguardadas do ano. Momento de alegria, praia, sol e mar. Porém, para aproveitar os dias quentes, é preciso se proteger do sol. Veja agora dicas para prevenir o câncer de pele.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o Brasil registra anualmente aproximadamente 185 mil casos de câncer de pele. Os homens são os que mais sofrem, correspondendo a mais de 85 mil novos casos, para 80 mil nas mulheres, dados correspondentes ao ano de 2018 e 2019.

O que fazer para que esses números não aumentem? Cuidar da saúde e tomar as medidas de segurança necessárias sempre que for se expor ao sol.

Adora curtir o verão? Então confira como aproveitar a estação e se prevenir o câncer de pele.

O que é câncer de pele?

O câncer de pele é uma doença ocasionada pelo crescimento descontrolado das células, que acabam se multiplicando mais do que o normal. O câncer de pele não tem um índice alto de mortalidade, principalmente o tipo Carcinoma basocelular, que é o mais frequente, porém, é possível curar quando detectado ainda no início com o tratamento adequado.

A principal causa da doença se dá por conta da radiação ultravioleta, ou seja, quando há uma exposição aos raios solares de forma excessiva e sem os cuidados necessários.

De acordo com médicos especialistas, as pessoas de pele mais claras são as que mais sofrem com o câncer de pele quando expostas em horas inapropriadas e por tempo muito prolongado.

Por isso, como ocorre com todas as doenças, o melhor caminho é a prevenção.

Tipos de câncer de pele

Carcinoma basocelular (CBC)

O tipo Carcinoma basocelular é o câncer de pele mais comum e o que tem a menor taxa de letalidade. Ele atinge a camada mais profunda da pele, conhecida no meio médico como epiderme.

O tipo de câncer de pele CBC costume atingir as regiões do corpo que mais ficam expostas. Por isso, é fundamental usar filtro solar todos os dias para proteger o rosto, orelhas, ombros, costas e pescoço.

Geralmente, o CBC aparece na pele como um nódulo ou pápula na cor vermelha e costuma sangrar. Mas é fundamental, para um diagnóstico preciso, uma avaliação com um médico especializado.

Carcinoma espinocelular (CEC)

Costuma surgir nas partes mais superiores da pele, nas células escamosas e é o segundo tipo de câncer de pele com maios frequência.

Ao contrário do Carcinoma basocelular, o tipo espinocelular pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, o que é muito incomum com o CBC.

Porém, é importante ressaltar que o câncer de pele, independente do tipo, é muito mais comum nas áreas expostas aos raios solares, como região dos olhos, pescoço, orelha, couro cabeludo, pescoço e orelhas.

O Carcinoma espinocelular costuma afetar mais os homens do que as mulheres e podem surgir quando já há algum tipo de ferida crônica na pele.

Melanoma

Este é o tipo de câncer de pele mais incomum, porém, quando ocorre é o mais letal. Porém, quando é diagnosticado na fase inicial, o paciente tem chances de cura que passam dos 90%.

Ao contrário dos outros tipos de câncer de pele, que costumam aparecer através de machucados e feridas, o melanoma surge de um simples sinal, às vezes pode ser uma pinta que aparece do nada. Por isso é fundamental investigar o quanto antes.

Pessoas mais suscetíveis ao câncer de pele

Prevenir o câncer de pele é algo que deve ser feito por todos, sempre que forem sair e se expor ao sol, embora a doença atinja mais as pessoas com tom de pele mais claro, com fotópticos I e II. Esses acabam tendo um risco maior de ser acometido pelo câncer de pele e por isso os cuidados devem ser redobrados. As pessoas de pele negra também ter câncer de pele, embora seja algo mais raro. Outro fator que deverá ser avaliado pelos médicos durante uma consulta é a questão da hereditariedade. Sendo assim, se algum familiar teve câncer de pele, é importante fazer uma consulta com o especialista a fim de controlar e tomar medidas protetivas necessárias.

As melhores dicas para prevenir o câncer de pele

A seguir, você confere algumas dicas que separamos para você se prevenir do câncer de pele e aproveitar o sol com segurança!

Não se trata de abrir mão dos pequenos prazeres da vida, porém, é preciso se cuidar e ter cautela.

1 – Evitar exposição indevida ao sol

Mais do que usar filtro solar, já que este é básico, inclusive sendo indicado para uso diário, mesmo fora nas estações mais frias, é preciso adotar medidas fotoprotetoras, como não se expor ao sol em horários críticos, das 10 às 16h horas.

É neste período que ocorre a maior incidência de radiação, então, evite praia, piscina e passeios ao ar livre neste horário em dias muito quentes.

2 – Opte por ficar embaixo de árvore ou guarda sol

Outro tipo de medida fotoprotetora é ficar embaixo de árvores ou de guarda sol. Sempre que for à praia, piscina ou passeios ao ar livre entre 10 da manhã e 16 da tarde, procure ficar em áreas cobertas.

Essa proteção vale para adultos e crianças mesmo com o uso de filtro solar, esse horário é o mais crítico para ficar exposto ao sol.

3 – Uso certo do filtro solar

Muito se fala em usar o filtro solar para prevenir o câncer de pele, porém, é fundamental usar o produto correto e indicado para o seu tipo de pele. Para isso, é importante passar por uma consulta com um dermatologista que irá avaliar o seu tipo de pele, se oleosa, mista ou acneica, por exemplo, e indicar o filtro adequado.

Esse cuidado é de extrema importância, porque muitas pessoas relatam que não usam filtro solar porque sentem a pele mais oleosa ou que ficam com espinhas após a aplicação. De fato, isso pode acontecer quando se está usando um produto inadequado para o seu tipo de pele.

Além disso, para uma melhor prevenção ao câncer de pele, opte pelos filtros com fator 50 que garante uma maior proteção contra os raios ultravioleta e aplique na pele pelo menos de duas em duas horas.

4 – Chapéus e óculos

Lembra que comentamos anteriormente que as orelhas costumam ser uma das regiões mais atingidas pelo câncer de pele? Pois bem, muita gente se esquece delas, principalmente na hora de passar o filtro solar.

Costumam passar apenas no rosto, braços, costas e pernas. Mas é importante passar nas orelhas e aumentar ainda mais a proteção utilizando um chapéu de abar largas.

O boné só protege a região do rosto, mas o chapéu protege também as orelhas, que ficam muito expostas ao sol, por isso é tão fundamental no verão usar o bom e velho chapéu de palha, que não falha nunca!

Além disso, não se esqueça de usar óculos de sol com lentes UVA/UVB.

5 – Consulte um dermatologista periodicamente

Além dessas medidas que mencionamos para prevenir o câncer de pele, não se esqueça de periodicamente realizar uma consulta com um médico dermatologista.

Ele irá avaliar se há manchas que surgiram de repente na pele e assim orientar você da forma correta.

Veja outras dicas de cuidado com a pele no verão

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Segunda a sexta: 7h às 21h
Sábados: 8h às 14h

Segunda a sexta: 7h às 17h

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.