O que os homens devem fazer para cuidar da saúde?

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Dados mostram que muitos homens não têm hábito de cuidar da saúde, e que 31% deles não vão ao médico ou fazem os exames de rotina. Esse descuido leva a um prejuízo na prevenção de doenças. O corpo, porém, pode cobrar caro por esses anos de negligência. Veja abaixo o que o homem precisa saber para cuidar bem da saúde:

Cuidar da próstata: avaliar a saúde da próstata anualmente a partir dos 50 anos (45 para quem tem familiar com câncer de próstata) é fundamental para detectar eventuais problemas antes que eles aumentem. William Nahas, urologista do Hospital Sírio-Libanês explica que o crescimento da próstata é lento e que o crescimento de um câncer de próstata também é, por isso exames anuais são suficientes para detectar qualquer alteração, diagnosticar precocemente e tratar, quando necessário.
“O toque de próstata é um exame que dura alguns segundos”, tranquiliza o médico. Além disso, o especialista pedirá um exame de sangue que é a análise do PSA (antígeno específico da próstata).

Ficar atento à saúde do coração: um dos maiores inimigos do coração é o colesterol ruim (LDL) elevado. Além disso, a hipertensão é uma doença silenciosa que provoca danos a esse órgão vital. Para afastar esses problemas – e também o diabetes – é preciso se alimentar de forma saudável, praticar atividade física diariamente e, claro, visitar um médico anualmente para fazer os exames de rotina.

Parar de fumar: não é fácil abandonar o tabaco, mas há vários tratamentos – medicamentosos e psicoterápicos – que ajudam a acabar com o vício. O cigarro é um dos responsáveis por câncer de bexiga, de pulmão e de cabeça e pescoço. Além disso, prejudica profundamente o coração. Se tentou parar de fumar sozinho e não conseguiu, não hesite em procurar ajuda.

Praticar atividade física: são inúmeros os benefícios de praticar atividade física diariamente, ou ao menos 150 minutos de atividade aeróbica por semana (no mínimo três vezes na semana). O exercício físico é capaz de diminuir o colesterol ruim, melhorar diabetes, prevenir vários tipos de câncer, proteger o coração, ajudar no combate à depressão, entre outras vantagens. Quem reservar um tempo diariamente para mexer o corpo vive com mais saúde.

Revisão técnica

  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

Abrir