Sintomas da insônia

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Texto: Sintomas da insônia.
Ao lado mulher sentada na cama com roupas brancas olhando na direção da janela.

Sintomas da insônia

Não são poucas as pessoas que reclamam das noites difíceis provocadas pela falta de sono. O problema se torna ainda maior quando percebemos que os sintomas da insônia são constantes e que a falta de descanso pode atrapalhar a prática das atividades diárias.

Se quiser aprender a combater a insônia, veja aqui, no blog da Quali

É comum que as noites mal dormidas prejudiquem o desempenho em vários setores da vida dos seres humanos. Entre eles estão o trabalho, o estudo e os afazeres domésticos.

Quem nunca passou noites seguidas sem dormir direito? Se esse for o seu caso, leia com atenção este artigo e descubra quais são os principais sintomas da insônia.

Insônia: o que é?

A insônia é compreendida como uma forma de distúrbio persistente capaz de prejudicar o processo de adormecer dos seres vivos.

Há casos em que o indivíduo adormece, mas não consegue manter a boa qualidade do sono durante a noite e, por consequência, acaba despertando durante a madrugada.

Por que essa condição compromete a rotina das pessoas? Porque após vivenciar uma noite de insônia, os seres humanos tendem a se levantar da cama com grande sensação de cansaço.

Além disso, uma noite mal dormida também é capaz de afetar a qualidade do humor, alterando, assim, o comportamento do indivíduo.

É comum que a insônia afete as pessoas durante determinada fase da vida, mas alguns portadores sofrem de uma forma crônica deste distúrbio.

Nessas circunstâncias, a insônia tende a permanecer por um período de tempo alongado e, muitas vezes, indeterminado.

Quais são os sintomas da insônia?

Existem vários sintomas capazes de indicar a existência da insônia. Tenha atenção, pois a presença deles poderá fornecer indícios sobre a provável presença desse distúrbio. Veja!

Dificuldade para adormecer

É comum que os portadores da insônia passem horas rolando na cama antes de pegar no sono. Aliás, essa é uma queixa constante. Algumas pessoas alegam presenciar o alvorecer.

Cansaço no corpo

A sensação de cansaço físico é um sintoma típico de uma noite mal dormida. Afinal, quando não conseguimos descansar a mente, o corpo sofre a consequência.

Sonolência excessiva

O excesso de sono é, sem dúvidas, um dos sintomas mais presentes nos portadores de insônia. Dessa forma, o sono que não consegue se estabelecer no período da noite, tende a se tornar presente durante o dia.

Falta de atenção

A falta de atenção é mais um sintoma capaz de indicar a presença da insônia. Muitos portadores desse distúrbio apresentam dificuldade de manter a concentração. Também é comum a existência de problemas referentes à memorização.

Motivação reduzida

A sensação de cansaço constante tende a diminuir a motivação dos portadores de insônia durante a prática das suas atividades diárias.

Alteração no humor

Muitos portadores apresentam uma irritabilidade constante. Algumas pessoas afetadas pela insônia podem se tornar mais impulsivas e agressivas.

Dificuldade de manter o sono

Algumas pessoas tendem a despertar pouco tempo após adormecer. Dessa forma, esses portadores não conseguem realizar a manutenção eficiente do sono.

Dor de cabeça

A dor de cabeça localizada é apontada como um dos possíveis sintomas da insônia, estando presente em boa parte dos portadores.

Como tratar a insônia?

Para tratar a insônia será necessário investigar a sua origem. Muitas vezes, a presença desse distúrbio indica a existência de alguma doença. Entre as patologias psicológicas mais comuns estão o estresse, a ansiedade e a depressão.

Mas a insônia também pode chamar a atenção para problemas como insuficiência cardíaca, câncer, AVC, refluxo gastroesofático e distúrbios na tireóide, entre outras condições clínicas que demandam investigação.

Nesses casos, os sintomas da insônia só irão desaparecer após o tratamento. Na dúvida, procure um especialista. Ele conseguirá descobrir se a sua insônia tem relação com uma patologia ou com hábitos diários que devem ser alterados para não comprometer a sua noite de sono.