Entre seus principais sintomas estão: tremores, sudorese (transpiração excessiva), enrubescimento, dificuldade de concentração, palpitações, tontura e sensação de desmaio. Diferente dos ataques de pânico, essas manifestações acontecem apenas nas situações que a pessoa mais teme e duram até o confronto terminar.
Quem sofre de fobia social, precisa combater a doença antes que ela evolua e reflita na sua vida pessoal e profissional. Algumas técnicas feitas por psicólogos podem ajudar no tratamento desse tipo de ansiedade, entre elas: enfrentar os principais medos, entender onde e por que começam esses pensamentos, comprovar se esse medo é real, praticar técnicas de relaxamento e treinar suas habilidades sociais, como falar em público, por exemplo.
A boa notícia é que existem muitas formas para dominar a fobia social, primeiro é importante buscar auxílio de médicos especializados e terapeutas, para desenhar o melhor caminho para a cura. Depois disso, a recuperação vai depender do próprio paciente, que precisa enfrentar suas angustias e medos.
Referências:
Associação Brasileira de Psiquiatria
Artigo revista científica “Psicologia em Estudo”