Enfrente o volante e supere o medo de dirigir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Dirigir sempre foi sinônimo de liberdade e autonomia. Mesmo assim, algumas pessoas, por medo da velocidade, traumas e outras fobias, não aproveitam essa mobilidade e independência. Não é raro encontrar um motorista habilitado que usa a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) apenas como documento de identidade ou CPF. Dirigir? Nem pensar.

As fobias sociais estão cada vez mais comuns nos dias de hoje. E os sintomas mais comuns para o pânico ao volante são as pernas bambas, suor excessivo e mãos trêmulas, reações semelhantes a de qualquer situação de extremo estresse ou medo intenso.

A insegurança, causada diante da sensação de independência ao conduzir um automóvel, pode ser a consequência de um trauma, especialmente decorrente de algum acidente de trânsito gravado na memória.

Ultrapassar barreiras
O primeiro passo para superar o medo é acreditar em si mesmo. O conselho dado pelos especialistas pode parecer óbvio, mas, na prática, a tarefa é difícil. Por esse motivo, terapia e aulas especiais são saídas para quem sofre ao pensar em dirigir.

O apoio de psicólogos e auto-escolas especializados para motoristas habilitados que desejam acordar de um pesadelo, vencer a fobia e seguir em frente já é realidade em grandes cidades brasileiras. Na maioria dos casos, um tratamento psicoterapêutico, com acompanhamento psicológico regular pode ser eficiente para vencer a fobia.

Geralmente, as informações relevantes para os profissionais são adquiridas por meio de entrevista e avaliação, que tem a finalidade de coletar dados sobre a história de vida e as expectativas dos alunos em relação ao ato de dirigir.

Reaprendizagem
O tratamento dura, em média, cerca de seis meses. Reaprender pode ser o maior desafio para quem não conduz um carro há muito tempo. Para os especialistas, essas etapas são indispensáveis para uma reinserção integral.

A prática deve ser construída respeitando o tempo de cada um. O inicio geralmente é básico até o domínio de outros mecanismos do carro. O aluno dirigir em lugares calmos e sem movimento são importantes somente durante o período da reaprendizagem. Após essa fase, a pessoa vai, gradativamente, para trânsitos leves, moderados e intensos.

Ansiedade
Os acompanhantes terapêuticos (profissionais que apoiam os novos motoristas no carro) são preparados para ensinar a perder o medo de dirigir de uma forma diferente em relação ao método utilizado nas auto-escolas.
Já para aqueles que na hora do exame prático sofrem com o frio na barriga, o ideal é respirar profundamente por três vezes – o exercício ajuda a diminuir a nervosismo em qualquer tipo de prova.

Dessa forma, a ansiedade, comum entre os alunos, é trabalhada com paciência e a terapia faz com o tratado consiga se expressar e superar seus temores.


Fontes:

The Driving Anxiety Institute
School of Psychology, Massey University – Nova Zelândia
Arizona State University (EUA)

 

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.