>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • O consumo inteligente do açúcar

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 04/10/2009 14:58

Muitas pessoas ainda ficam na dúvida se podem ou não comer doces, balas, chocolates, refrigerantes ou sucos de fruta adoçados com açúcar, já que desde pequenos escutam falar que o doce causa cárie... Mas é isso mesmo? Os açúcares realmente sempre foram considerados os vilões da saúde bucal, mas na realidade, se entendermos melhor o que acontece em nossa boca, iremos perceber que não há necessidade de abandoná-los e sim escolher a hora certa para comê-los.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Os bons hábitos alimentares vão além do tipo de alimentos que ingerimos, estão também relacionados com a hora mais indicada para ingerirmos esses alimentos chamados de cariogênicos, que são aqueles que podem causar a cárie com mais facilidade. Esses alimentos, juntamente com as bactérias que já residem em nossa boca, colaboram com a formação da placa bacteriana que é uma película pegajosa e incolor que se adere ao dente. Essas bactérias utilizam os açúcares para produzirem os ácidos que são os responsáveis pela desmineralização do esmalte do dentes, corroendo e destruindo todo o dente. Os doces quanto mais pegajosos, mais prejudiciais podem ser para os dentes, já que ficarão aderidos, dando mais tempo para os ácidos destruírem o esmalte do dente e iniciarem o processo da cárie.

Além da formação da cárie, esses ácidos também podem causar inflamações nas gengivas, como a gengivite, ou até mesmo a destruição do osso que sustenta o dente, chamada de periodontite.

O melhor período para ingerirmos alimentos açucarados é logo após as refeições e o pior é entre as refeições, já que normalmente as pessoas não escovam os dentes nesses intervalos.

Os pais precisam ficar bem alertas quando estamos nos referindo ao consumo inteligente do açúcar, já que são eles que ensinam os bons hábitos alimentares desde cedo. Além disso, devem evitar a mamadeira de leite adoçada com açúcar ou achocolatados, já que as crianças não conhecem o gosto do doce até que os pais o apresentem. Quanto mais tarde a criança começar a comer doces melhor para a sua saúde bucal.

Uma boa higiene é fundamental para mantermos a nossa saúde bucal em ordem, portanto devemos escovar e passar o fio dental sempre após as refeições e principalmente antes de dormir. Visite seu dentista regularmente.

Fonte: parceiro Qualicorp.

Abrir