>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Metas para 2019

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 16/01/2019 17:13

Dr. Kalil Explica 16. Jan. 2019

Um dia de cada vez: metas mais curtas ajudam a elevar a autoestima para objetivos maiores

Quem nunca fez uma lista com metas para atingir no novo ano, mas abandonou todas elas ainda em janeiro? Saiba que essa atitude é muito comum, mas há formas e estratégias de fazer com que esse erro não se repita em 2019.

De acordo com Maria Alice Fontes, psicóloga e doutora em saúde mental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a primeira coisa a se fazer é ter consciência de que procrastinamos muito.

"Muitas pessoas acham que isso é parte da personalidade e que são assim mesmo. Reconhecer que existe um problema e que é preciso resolvê-lo para alcançar as metas é muito importante", aconselha.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Se você já deixou de atingir metas outras vezes, a psicóloga recomenda que não trace metas difíceis. "Metas distantes e desafiadoras podem dar a sensação de que a pessoa não dará conta", diz. O intuito, no entanto, é sempre construir a autoestima para que a pessoa se sinta capaz de atingir os objetivos.

Um dia de cada vez

Começar com metas pequenas é a chave para vencer um dia de cada vez. "O ideal são metas em que a pessoa possa se comprometer por um dia, coisas que ela pode sentir e realizar para o dia seguinte", explica a psicóloga.

Além disso, é preciso que os objetivos sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis e realísticos, além de definir um tempo específico para atingi-los. "Uma pessoa que quer emagrecer, por exemplo, precisa definir quanto de peso quer eliminar, em quanto tempo, se perguntar se é uma meta alcançável e se é algo que ela pode conseguir", diz Maria Alice.

"Às vezes é uma coisa longínqua, e não é o ideal. A pessoa tem que se comprometer com o hoje: hoje ela não vai comer doce. Não é até o mês que vem ou até o ano que vem. É hoje. É algo mensurável e alcançável", explica.

Compromisso com o sucesso

Outro ponto negativo é desistir diante do primeiro percalço. Um exemplo é um furo na dieta, em que o pensamento quase automático vem e diz que, já que tudo já foi por água abaixo, não adianta mais continuar no esforço. Não é bem assim.

"Quando uma pessoa tem a sensação de que não conseguiu, a chance de ela abandonar é muito grande", explica a psicóloga, sobre a importância de pensar em um dia de cada vez.

"Precisamos sempre que a pessoa tenha um reforço positivo. Em geral, nós mesmos somos nossos maiores críticos. Precisamos falar: 'eu sou capaz, eu posso'. Quando aceitamos nossas limitações e imperfeições é que temos a coragem de sermos imperfeitos e mesmo assim continuar acreditando. É o caminho do sucesso".

Metas que podem melhorar sua vida em 2019

  • Se propor a separar um tempo para momentos de relaxamento com amigos, família ou até mesmo sem companhia. É preciso retornar ao básico e ter tempo de qualidade com quem amamos;
  • Praticar exercício físico com regularidade, sempre pensando em um dia de cada vez;
  • Melhorar a alimentação, mas sem radicalismos;
  • Propor procurar andar sempre em equilíbrio, pois o que faz a diferença na vida é sempre o equilíbrio dos hábitos
  • Cuidar da saúde mental, separando um tempo diário só para você
  • Meditar para conseguir viver de forma plena o momento presente
  • Se desafiar a passar um tempo por dia longe de eletrônicos, como celular, computador ou TV
Revisão técnica
  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

Abrir