>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Quer ter uma alimentação melhor? Vá à feira!

  • Sabia mais.
  • Publicado em: 05/04/2019 11:56

Uma ida semanal à feira melhora muito a alimentação. Na feira não tem refrigerante, lasanha congelada, macarrão instantâneo ... Ou seja, não tem produtos ultraprocessados, aqueles que você deve excluir da alimentação, mas que muitas vezes acabam entrando na compra do supermercado, por hábito ou pela promessa de praticidade.

O consumo de ultraprocessados está diretamente ligado ao aumento nas taxas de obesidade e doenças relacionadas no mundo todo.

Com uma ida à feira na semana você garante a presença de alimentos frescos na mesa do dia a dia. Os ingredientes in natura, aqueles que vêm da natureza, são a base de uma alimentação saudável. A partir dessa compra semanal de alimentos frescos, você complementa o cardápio com os alimentos minimamente processados, como arroz, feijão, farinha... Tudo isso é comida de verdade, comida que não tem rótulo nem esconde aditivos químicos ou quantidades excessivas de sal, açúcar e gordura em longas listas de ingredientes.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Para quem está habituado a fazer compras só no supermercado, ir à feira pode ser uma revolução.

As prateleiras e geladeiras do supermercado estão cheias de promessas de refeições práticas, aquelas que dizem que "é só aquecer e o jantar está pronto". O problema é que esses produtos vêm cheios de aditivos que fazem mal à saúde. Quando a ida ao supermercado vira apenas complemento à compra da feira, as refeições naturalmente ficam mais saudáveis, pois têm como base comida de verdade.

De quebra, transformar a feira em rotina semanal também significa economia no fim do mês. No Brasil, comer comida de verdade ainda é mais em conta do que consumir produtos ultraprocessados. E fica mais econômico se você priorizar os alimentos que estão na época: eles custam menos.

Fique amigo do feirante e pergunte quais são os ingredientes da estação ou confira a tabela de sazonalidade da Ceagesp. Além de gastar menos, comprar o que está na época ajuda a variar os legumes, frutas e verduras que vão para a sacola. Cada ingrediente tem uma combinação de nutrientes única. Quem tem uma alimentação bem variada, garante que o corpo tenha acesso a todos os nutrientes de que precisa.

Com o tempo, a compra da feira vira hábito e passa a nortear o cardápio da semana. Fica mais fácil planejar as refeições e cada vez menos acontece aquela situação chata de não ter o que comer e precisar apelar para o delivery.

Quer Receita? Assista ao vídeo e veja cinco receitas para preparar com a compra da feira.

Produzido pelo Panelinha, o site da Rita Lobo.

Abrir