>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Exclua os ultraprocessados e coma comida de verdade.

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 10/05/2019 11:24

O primeiro passo para uma alimentação saudável de verdade é aprender a diferenciar comida de verdade de imitação de comida. Comida de verdade é aquela feita em casa a partir de ingredientes que vêm da natureza. Imitação de comida é aquela que imita as características dos alimentos, mas é produzida nas fábricas, a partir de compostos industriais, com aditivos químicos. São os chamados produtos ultraprocessados.

A alimentação saudável exclui os ultraprocessados. Para identificar esses produtos é simples: basta ler a lista de ingredientes. Se tiver nomes de aditivos químicos, coisas que não aparecem na despensa de casa, é um produto ultraprocessado. E você deve eliminar da sua compra.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Os ultraprocessados têm excesso de sal, açúcar e gordura. E, sem que a gente perceba, acabam substituindo a comida de verdade.

Você toma refrigerante e deixa de beber água. Você come um pacote de salgadinhos e deixa de comer uma fruta. Você come lasanha congelada e deixa de comer comida caseira (uma lasanha feita em casa!)

O consumo desses produtos cresceu nas últimas décadas e está diretamente ligado à explosão dos índices de obesidade e outras doenças crônicas no mundo todo. A melhor maneira de se proteger contra essa tendência mundial é cortar os ultraprocessados da alimentação.

As evidências científicas deixam claro que à medida que as pessoas foram parando de cozinhar, a saúde das populações foi piorando. Para reverter essa história, o negócio é basear as refeições em produtos que vêm da natureza: grãos, leguminosas, hortaliças, frutas e carnes.

No supermercado, é preciso ficar atento aos alimentos que parecem de verdade, mas podem ser armadilhas. Por exemplo: o iogurte sabor morango tem aditivos para dar cor de morango, cheiro de morango e sabor que lembra o de morango, mas não tem nada de morango (e pouco de iogurte). Prefira iogurte natural com morango de verdade. Melhor ainda se for iogurte natural caseiro.

Produzido pelo Panelinha, o site da Rita Lobo.

Abrir